Política Titulo Estratégia
PMDB-SP atua para não cair
em descrédito em Sto.André

Nilson Bonome marca encontro nesta terça-feira com
Baleia Rossi para afinar discurso, sem desagradar Temer

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
14/02/2012 | 07:07
Compartilhar notícia


A direção do PMDB paulista se reúne hoje de manhã na Capital para deliberar sobre os rumos do partido em Santo André. O encontro, que contará com o presidente da executiva, deputado estadual Baleia Rossi, e o ex-secretário de Gabinete do governo Aidan Ravin (PTB) e pré-candidato a prefeito, Nilson Bonome, entre outras lideranças, servirá para a cúpula afinar os discursos após declaração polêmica do vice-presidente da República, Michel Temer.

Na sexta-feira, durante evento em São Paulo, o presidente nacional licenciado da legenda foi na contramão das articulações que convergem para a candidatura de Bonome e afirmou ser favorável à retomada do diálogo para que o PMDB volte ao arco de alianças a Aidan em seu projeto de reeleição. Coordenador político de Temer, Arlon Viana justificou a saia justa por não ter avisado o vice-presidente de que Bonome já havia rompido com o prefeito, o que ocorreu dia 31.

Baleia Rossi está por trás de todo o processo envolvendo as decisões do partido em Santo André pela viabilização da candidatura de Bonome - ameaça inclusive dissolver o PMDB municipal caso o diretório local insista em não caminhar com o ex-secretário. Por isso, há a preocupação em não deixar com que a fala de Michel Temer ecoe, o que poderia fazer com que a cúpula estadual caia em descrédito.

Na reunião de hoje os peemedebistas deverão costurar saída em que mantenham o discurso de candidatura própria, mas sem correr o risco de contradizer o principal nome da legenda no País. Logo após a fala de Temer (que chegou a ser procurado por interlocutores para se retratar), dirigentes do diretório estadual fizeram questão de ratificar que a fase de diálogo com Aidan expirou.

As negociações giravam em torno de o PMDB indicar o candidato a vice do petebista. Após longo imbróglio, que rendeu declarações ásperas do presidente do PTB paulista, deputado estadual Campos Machado, à forma impositiva com que Bonome conduziu o processo (o dirigente chegou a afirmar que não faria acordo com a faca no pescoço), o peemedebista deixou o governo sem a anunciada visita de Temer a Aidan, que nunca se concretizou.

Apesar de o ex-secretário garantir sua candidatura a prefeito, informações de bastidores indicam que o PMDB pode, inclusive, compor a chapa do candidato do PT ao Executivo, o deputado estadual Carlos Grana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;