Política Titulo Chapa
Bittencourt assina com PRB para ser vice de Rautenberg

Ex-deputado sai do PSD e se filia em outro partido com a promessa de formar dobrada com vereador

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
02/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida 21/10/13


Deputado estadual por três mandatos, José Bittencourt oficializou ontem saída do PSD e migração ao PRB com a proposta de ser candidato a vice na chapa majoritária encabeçada pelo vereador de primeiro mandato na Câmara de Santo André Roberto Rautenberg, também recém-filiado ao PRB – deixou o PTB em março. Com parte de sua base eleitoral em reduto andreense, o ex-parlamentar cogitava entrar na disputa sucessória do atual prefeito Carlos Grana (PT) como nome ao Paço, no entanto, o acerto com o PR, que negociava o projeto próprio, não vingou eleitoralmente – diante da aproximação política com o PT – e houve recuo no ingresso.

Bittencourt teve a ficha de filiação abonada pelo presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, ao lado de Rautenberg e do dirigente da executiva provisória municipal do partido e mandatário do Legislativo local, bispo Ronaldo de Castro. Sem êxito no pleito de 2014, o ex-deputado alegou que sente-se “seguro com a sintonia” indicada entre as três instâncias da legenda e, diante disso, vai “emprestar seu nome e experiência” para composição da dobrada pura na cidade. “Aceitei ser o vice do Rautenberg por entender que posso contribuir com esse projeto, com bandeira diferenciada, e que cumpre o papel, pela idade (vereador tem 33 anos) e ideias, da nova política.”

O distanciamento político com Santo André poderia atrapalhar a empreitada solo de Bittencourt. Com o acordo, o ex-parlamentar – que possui boa parcela do eleitorado evangélico na Zona Leste da Capital, que faz divisa com o município do Grande ABC – deve, no mínimo ao brigar pelo posto e aparecer nas urnas, consolidar votos andreenses para concorrer novamente a vaga na Assembleia Legislativa. “Preciso aparecer mais na cidade, obter maior densidade eleitoral em Santo André”, disse, ao acrescentar, na sequência, que o “foco, no momento oportuno”, será regressar ao Legislativo paulista. “Deixei claro isso já na ocasião da minha entrada (no PRB).”

O ex-deputado alcançou 48,6 mil votos na eleição de 2014, porém apenas 6.427 sufrágios na cidade. Embora o vereador tenha conseguido número inferior na totalidade – quando disputou no páreo por cadeira na Câmara Federal –, com 42.017 votos, ele obteve 13,7 mil nas urnas da cidade. Rautenberg afirmou que sua mudança para o PRB se deu justamente para encabeçar projeto solo e a aliança com Bittencourt é mais um passo para construir essa proposta. “Tenho convicção de que estamos formando time representativo com chances de debater projetos, e com apoio das executivas nacional e estadual.”

Rautenberg ainda é cotado para compor chapa com o PT. Para afastar boatos, Marcos Pereira sustentou que o projeto do PRB vai perdurar e a nacional vai proporcionar “todo suporte e respaldo” a essa trajetória. “Estamos muito focado em construir essa candidatura.”
(Colaborou Leandro Baldini)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;