Cultura & Lazer Titulo Música
Iron Maiden celebra o heavy metal em São Paulo

Banda encerrou turnê brasileira com
festa no Allianz Parque no último sábado

Luís Felipe Soares
Do Diário Grande ABC
28/03/2016 | 05:46
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 A energia existente entre o Iron Maiden e o Brasil já provou ser bem especial. Desde os anos 1980, os roqueiros não deixam de trazer suas turnês para o País, que sempre os recebe de braços abertos para se divertir com o melhor heavy metal do planeta. O encerramento da viagem latino-americana de The Book Of Souls World Tour</CF> ocorreu na noite de sábado, no Allianz Parque, em São Paulo, onde cerca de 42.000 pessoas mostraram sua devoção ao grupo.

Para festejar com o público local, os britânicos trouxeram mais de 12 toneladas de equipamentos, entre cenários e luzes. Em uma espécie de altar antigo perdido na floresta montado no palco, a banda mostrou uma maturidade quase perfeita com seu som alto, pesado e extremamente preciso. A característica empolgação performática do vocalista Bruce Dickinson em cena chama a atenção a todo momento.

"Este é o último show da nossa turnê aqui no Brasil e guardamos o melhor para o fim", disse o líder da banda. "Há muito tempo, em 1985, viemos para o Brasil pela primeira vez em um grande show no Rio de Janeiro. Já tocamos em várias cidades, mas preciso dizer que vir aqui é diferente. São Paulo é o coração pulsante do metal brasileiro."

Parte do desafio do Iron Maiden ao longo dos anos é a montagem do repertório. É preciso encontrar uma estratégia capaz de recordar os grandes sucessos e apresentar faixas presentes no recente disco The Book Of Souls, lançado em setembro. A apresentação começou às 21h20 justamente com canções recentes, com destaque para If Eternity Should Fail e Speed of Light, fortes o bastante para dar o pontapé inicial. A música título chamou para o palco o tradicional boneco da caveira Eddie, mascote dos roqueiros.

Um dos destaques do passado foi a escolha de Children of the Damned, de 1982, pouco executada ao vivo pelo grupo. Entre os clássicos ainda estiveram The Trooper, Powerslave, The Number of The Beast e Wasted Years, esta última escolhida para finalizar as duas horas de apresentação. Para quem não entende parte da paixão dos fãs pelo grupo, basta ver a emoção espalhada pelo estádio durante Fear of The Dark, uma vez que Dickinson parece comandar um gigantesco culto em celebração ao metal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;