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Ovo de Páscoa tem variação de até 45% no valor em mercados da região

Diferença entre mesmo item chega a R$ 10;
produtos estão mais baratos que há um mês

Por Marina Teodoro
Especial para o Diário
25/03/2016 | 07:16
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Ari Paleta


Para quem quer economizar nesta Páscoa, comemorada domingo, e ainda não garantiu os ovos de chocolate, dica valiosa é a pesquisa. O consumidor que anotar os preços dos produtos em ida rápida aos supermercados poderá notar que os valores de um mesmo item podem variar até 45% de uma loja para outra.

Essa é a constatação de levantamento feito pela equipe do Diário, que tomou nota de 32 tipos de ovos de Páscoa em quatro estabelecimentos da região (Carrefour, Chocolândia e Nagumo, de Santo André, e Sonda, de São Bernardo).

O ovo que mais variou foi o Ouro Branco de 270 gramas, da Lacta, que no Nagumo custava R$ 28,89 e estava 45,17% mais caro do que no Sonda, onde foi encontrado por R$ 19,90. Diferença de R$ 8,99. O dos Vingadores, da Garoto, de 120 gramas, teve variação de 34,22%, quando comparados os preços da Chocolândia (R$ 38,79) com o do Carrefour (R$ 28,90), economia de R$ 9,89. Já o Talento de avelã, de 375 gramas, da Garoto, também ficou R$ 10,09 mais barato no Carrefour, que sai por R$ 29,90, quando comparado com o valor do Sonda, que vende o produto a R$ 39,99. A variação, nesse caso, chega a 33,74%.

No ano passado, a diferença entre os custos dos mercados foi um pouco menor, de 33,71%, o que reforça a necessidade de pesquisar os preços agora, já que a discrepância está mais acentuada. Além disso, em 2015 os ovos estavam mais baratos, com alta nos valores de até R$ 20 de um ano para o outro, conforme o Diário publicou.

A economia de até R$ 10 com a pesquisa faz diferença no bolso do consumidor, como no caso da manicure Leila dos Santos Carmona, 32 anos, de Santo André. “A gente geralmente não tem tempo de ficar indo nos supermercados anotando preços. Mas, neste ano, não vai ter jeito. Tenho três filhos, R$ 10 que eu economize em cada ovo já ajuda bastante”, avalia.

MAIS BARATO - Quem deixou para fazer as compras de Páscoa na última hora pode se beneficiar ao encontrar produtos mais em conta. Comparando os preços nos três supermercados citados (exceto o Nagumo, que no dia do primeiro levantamento não tinha ainda a exposição dos produtos típicos), em 30 dias a diferença de um mesmo ovo de chocolate em igual estabelecimento foi de até R$ 10,09 no Ouro Branco, de 270 gramas, da Lacta. Em 25 de fevereiro, esse produto custava R$ 29,99 no Sonda e, agora, está R$ 19,90 no mesmo local.

O Bis Extra, 300 gramas, da Lacta, também ficou mais barato no Carrefour. Antes, o ovo custava R$ 51,99 e, agora, pode ser encontrado por R$ 42,99, diferença de R$ 9.

E essa economia pode ser ainda maior, na expectativa da professora Rosana Salmaro Grancanato, 43 anos, de São Bernardo. “Todo ano é a mesma coisa. Eles (supermercados) colocam os preços lá no alto e depois, quando percebem que ninguém compra, vão baixando conforme vai chegando perto da data. Eu vou deixar para comprar só na segunda-feira”, conta ela, que tem a esperança de encontrar itens ainda mais em conta. Em 2015, quase não foi concedido desconto e os ovos foram recolhidos.


Caseiros podem custar até duas vezes menos

As opções caseiras são, muitas vezes, a saída para quem não quer pagar o preço cobrados nos supermercados pelos ovos industrializados. Além de ser opção para ajudar a complementar a renda de quem está com dificuldades diante da crise, itens feitos em casa podem sair até duas vezes mais barato.

Apesar de as gramaturas serem diferentes, o ovo da Nestlé Kit Kat, de 330 gramas, que custa na Chocolândia R$ 55,80, e um de 350 gramas confeccionado pela chocolateria Marrom Bombom, da estudante de publicidade Beatriz Litz Martins, 21 anos, de Santo André, sai por R$ 23. Dessa forma, o consumidor poderia adquirir dois ovos caseiros em vez de um só no supermercado, e ainda ter troco de R$ 9,80.

Os ovos trufados e de colher também fazem sucesso entre os feitos em casa. A publicitária Giovanna Cioca Servelo, 22, de Santo André, e sua mãe, a dona de casa Roseli Aparecida Cioca Servelo, 49, estão no ramo há três anos, com o Delícias da Rouse, e admitem que o fato de os preços dos ovos serem menores do que no mercado e o diferencial dos recheios atraem o público.

“A gente oferece brinde de três ovos de 150 gramas de colher. Em embalagem bem fofa. É uma forma de atrair”, comenta Giovanna. Os trufados de 350 gramas saem a partir de R$ 32.

Outra pessoa que encontrou oportunidade de negócio na Páscoa foi a técnica em nutrição e dietética Shirley Tega, 57, de Santo André. O diferencial da decoração do ovo ajuda a chamar atenção do consumidor. “O de colher que tem uma infinidade de recheios e todo mundo gosta, porque, além de gostoso, a embalagem chama muito a atenção”, afirma ela, que também aposta em um preço mais em conta: os de colher de 250 gramas custam R$ 25, enquanto os de 350 gramas saem por R$ 35.


Estudo revela que consumidor pretende economizar na data

Pesquisa on-line realizada pelo MeSeems, com 2.800 pessoas de todas as regiões do País, indica que 45% dos entrevistados celebram a Páscoa como data festiva, 37% afirmam que é um feriado religioso, enquanto 18% não a comemoram.

Segundo o levantamento, a maioria dos usuários (56%) irá presentear alguém, 24% não têm essa intenção e outros 20% ainda não sabem. Porém, o intuito é gastar menos do que no ano passado, para 46%. Quando questionados sobre o valor que pretendem desembolsar, um terço dos entrevistados (33%) respondeu valores entre R$ 21 e R$ 40, e 19% entre R$ 41 e R$ 60. Cerca de 18% querem gastar até R$ 20. Apenas 8% pretendem gastar muito mais que em relação a 2015.

Dos que não irão presentear na data, 62% estão sem condições financeiras, 26% não acham necessário e 6% não têm para quem dar.

Os namorados estão no topo da lista dos mais presenteados, com 48% de intenção de compras, seguido de pais (39%) e filhos (28%).

Os ovos de Páscoa aparecem como os presentes mais populares, com 65% das intenções de compra, seguidos de chocolates diversos, como barras e bombons (51%), coelho de chocolate (8%) e cestas (6%).
 




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