Nacional Titulo
Justiça confirma feriado no RJ em homenagem a Zumbi
Do Diário do Grande ABC
25/05/2000 | 00:14
Compartilhar notícia


O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, nesta quarta-feira, a Lei Municipal 2.307/95, do Rio de Janeiro, que instituiu o feriado de 20 de novembro, para que nao seja esquecida a morte de Zumbi dos Palmares. A lei municipal surgiu de uma reivindicaçao dos ativistas dos movimentos culturais negros da cidade.

A decisao foi tomada no julgamento de recurso extraordinário da Câmara Municipal contra entendimento do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que julgara procedente a representaçao de inconstitucionalidade da Prefeitura contra a lei.

No julgamento, o STF considerou que o Tribunal de Justiça feriu a Constituiçao Federal, que delegou competência aos municípios para instituir datas comemorativas em seu território, nos limites da legislaçao federal sobre feriados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;