Nacional Titulo
Ciclone Catarina já causa ondas de até 5 metros no litoral
Do Diário OnLine
27/03/2004 | 20:39
Compartilhar notícia


O litoral norte do Rio Grande do Sul e o litoral sul de Santa Catarina já começam a sentir, na noite deste sábado, os primeiros sinais do Ciclone Catarina. Próximo ao Cabo de Santa Marta (SC) as ondas já atingem 5 metros de altura e o vento atinge 90 km/h. A chuva também é forte no local – há registro de intensa queda de raios.

Nas proximidades do litoral, o vento já esta aumentando e as rajadas chegam a 50/60 km/h, com picos de ondas de 2,5 a 3,0 metros. Da grande Florianópolis ao Norte do Rio Grande do Sul há possibilidade de pancadas de chuva forte, temporais e rajadas intensas de vento, que podem superar os 100 km/h.

De acordo com informações do Jornal Nacional (Rede Globo), existe a expectativa de forte ressaca em todas as cidades litorâneas de Santa Catarina. Cerca de 3000 oficiais da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão preparados para atender às ocorrências. As atividades marítimas são desaconselháveis.

'Catarina' - Nesta sexta-feira, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos chegou a classificar Catarina como um 'furacão categoria 1' – ventos que podem atingir os 150 km/h. No entanto, o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), descartou a informação norte-americana.

De acordo com o Cptec, Catarina é um ciclone, o que provocaria ventos de 60 km/h a 70 km/h e chuva moderada. Este é o primeiro fenômeno do tipo no Atlântico Sul desde que satélites começaram a observar essas tempestades, na década de 60.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;