Cultura & Lazer Titulo
Sesi mostra filme de Zé do Caixão e duo erudito
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
07/05/2006 | 08:49
Compartilhar notícia


O Sesi Santo André programa neste domingo um pacote de atrações no mínimo eclético. À tarde, estréia a mostra Diretores no Cinema Paulista com filmes de José Mojica Marins, o Zé do Caixão. No início da noite, apresenta um duo de música erudita no Sesi Música 2006. Ambos programados no teatro da unidade situada próxima ao terminal rodoviário.

Beto Brant, Carlos Reichenbach e João Batista de Andrade são outros nomes da mostra que o Sesi realiza, mas pincelar o cinema feito em São Paulo passa obrigatoriamente por Mojica e sua criação, Zé do Caixão. O personagem estreou justamente no cartaz de hoje, À Meia-noite Levarei sua Alma (1964). Mojica, também roteirista e diretor, encarou o papel que nenhum ator quis: o tenebroso coveiro que procura moças para gerar um filho perfeito, torturando vítimas com garrafas e aranhas. Nascia o primeiro filme de horror brasileiro. A saga de Coffin Joe, como ficou conhecido no exterior, continua em Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver (1967), no próximo domingo. Essas são as maiores bilheterias de Mojica.

A mostra exibirá ainda O Estranho Mundo de Zé do Caixão (1968) e O Despertar da Besta (1969), este tão censurado que só pode ser visto na íntegra em sessões especiais como esta ou em DVD. Um psiquiatra dá LSD a voluntários para estudar a influência de Zé do Caixão no inconsciente. Talvez seja o filme que melhor definiu o efeito do personagem no imaginário popular.

Música erudita – Após o filme de Mojica, Patrícia Pagny, pianista, e Alexander Hülshoff, violinista, assumem o Teatro do Sesi Santo André para um concerto com entrada franca, às 20h, No programa, obra de Robert Schumann e sonatas de Johannes Brahms e Claude Debussy.

Diretores no Cinema Paulista – Filme: À Meia-noite Levarei sua Alma. Neste domingo, às 14h; nesta segunda-feira às 16h e 19h. Censura: 18 anos. Entrada franca. No Teatro do Sesi Santo André. Sesi Música 2006 – Duo piano e violino: Patrícia Pagny e Alexander Hulshoff. Neste domingo,às 20h. Entrada franca. No Teatro do Sesi Santo André. Pça. Dr. Armando Arruda Pereira, 100. Tel.: 4997-3177.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;