Nacional Titulo
Aulas na favela do Alemão devem ser retomadas semana que vem
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
11/06/2007 | 16:44
Compartilhar notícia


As aulas nas escolas e creches municipais da favela Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio de Janeiro, devem ser retomadas na segunda-feira da próxima semana, um mês e meio após o início das paralisações.

Quase cinco mil alunos de escolas e creches municipais da região estão sem aulas por conta dos constantes confrontos entre policiais e traficantes, desencadeados pela ocupação do Complexo do Alemão pela Polícia Militar, iniciada no dia 2 de maio.

Em um encontro com o comandante-geral da PM, coronel Ubiratan Ângelo, e com o secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Garcia, diretores e professores das escolas apresentaram um cronograma de retorno às aulas. Além disso, foi criado um Comitê de Soluções, que se reúne novamente às 18 horas desta segunda, com o Comando da PM.

"As aulas não estão paradas por causa da polícia, elas estão paradas por causa do crime. Vamos pedir aos pais que retomem a tranqüilidade e voltem com seus filhos para a escola. O espaço da educação é um espaço seguro”, disse o secretário.

Segundo ele, inicialmente, as aulas serão concentradas na escola Ciep Gregório Bezerra. A idéia é que, gradualmente, as outras cinco escolas e três creches retomem as atividades.

Apesar do cronograma de retorno das atividades, o comandante da PM, coronel Ubiratan Ângelo, disse que não há, por enquanto, possibilidade de volta às aulas, porque traficantes ainda estão entrando em confronto com policiais.

Ao chegar e ao sair do encontro com os professores, o carro de Ubiratan Ângelo foi alvejado por tiros. Enquanto acontecia a reunião, também houve troca de tiros com policiais no Complexo do Alemão. O confronto deixou um policial militar ferido. Desde o início da ocupação da polícia, 17 pessoas morreram e cerca de 60 ficaram feridas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;