Internacional Titulo
Bush diz que promessa de Sharon aumenta chances de paz
Por Das Agências
16/04/2002 | 00:00
Compartilhar notícia


Em conversa por telefone nesta segunda-feira com o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse que o anúncio de retirada das tropas israelenses de Jenin e Nablus aumenta as perspectivas de paz na região.

"Sharon confirmou que Israel vai se retirar de Jenin e Nablus dentro de uma semana", afirmou Ari Fleischer, porta-voz de Bush, acrescentando que "o presidente expressou sua convicção de que isto aumenta as perspectivas para trazer paz para a região". Fleischer disse que Sharon informou a Bush que a retirada de Jenin "será realizada antes" de Naplusa.

Na conversa, Bush também "pediu ao primeiro-ministro que considere as dimensões humanitárias e melhore as condições humanas na Cisjordânia", disse Fleischer aos jornalistas.

"Não há dúvida de que os eventos das duas últimas semanas dão mais razões às pessoas para que se preocupem com as condições humanas dos palestinos na Cisjordânia", disse, aparentemente se referindo à ofensiva israelense que, segundo Sharon, tem por objetivo neutralizar os militantes palestinos acusados de uma onda de atentados suicidas.

Bush "também disse ao primeiro-ministro que irá pressionar mais as duas partes para que entendam suas responsabilidades", acrescentou, em referência aos repetidos chamados do presidente americano ao líder palestino, Yasser Arafat, para que adote mais medidas para deter a violência anti-israelense.

Bush e Sharon também discutiram a "importância" da atual visita do secretário de Estado, Colin Powell, à região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;