Automóveis Titulo
Fantásticos chineses
Das Agências
01/09/2010 | 07:05
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A China ainda é, nos seis primeiros meses do ano, a líder disparada no mercado automotivo com crescimento de 45,5% em comparação ao mesmo período de 2009, ultrapassando a marca de 7,4 milhões de automóveis. Em segundo lugar aparecem os Estados Unidos, com aumento de 15%, e Japão, com alta de 19,9%.

Os dados chineses incluem somente veículos de passeio. Para o restante dos países, os números englobam carros e comerciais leves. Neste contexto, o Brasil ficou na quinta colocação com aumento de 6,7% nas vendas de veículos, quando comparado a igual período do ano passado. A Alemanha continua em quarto lugar, mesmo com queda acentuada de 27,5% nas vendas do período. O destaque deste é a Índia que, com crescimento de 38%, ultrapassou a Itália, assumindo o sétimo lugar.

"China continua com um crescimento surpreendente. Os BRICs (Brasil Rússia Índia e China) continuam entre os 10 primeiros e a Índia começa a consolidar sua posição. A Alemanha não está conseguindo segurar a 4ª colocação e o Brasil deve assumir este posto e permanecer sólido até o final do ano. A Rússia continua sendo ameaçada pelo Canadá, mas acreditamos que deve manter sua posição pelo menos até o 3º trimestre", afirma Luiz Carlos Augusto, diretor superintendente da Jato Dynamics do Brasil.

MARCAS
A japonesa Toyota manteve a liderança em vendas no acumulado entre janeiro e julho de 2010, seguida pela norte-americana Ford e a alemã Volkswagen. A Chevrolet obteve aumento significativo de 29,02% no período, mantendo a quarta colocação e iniciando aproximação ao grupo Volks.

"A Chevrolet mantém o crescimento acima da média e começa a ameaçar a Volkswagen. Se continuar com este direcionamento estratégico cada vez mais voltado para o cliente, não vai surpreender se fechar o ano em segundo lugar", diz Augusto.




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