Internacional Titulo
Qorei adverte contra um 'desastre' nos territórios palestinos
Da AFP
01/08/2004 | 18:33
Compartilhar notícia


Dirigentes palestinos estão preocupados com o "caos" nos territórios, num momento em que milhares de palestinos participaram de manifestação em Jenin de apoio a um grupo armado que denuncia a corrupção e exige reformas no seio da Autoridade Palestina. "Se esta situação se estender na Cisjordânia, corremos o risco de enfrentar um desastre sem precedentes e inaceitável", afirmou o primeiro-ministro Ahmed Qorei, em entrevista ao jornal palestino Al Qods.

Milhares de palestinos compareceram à manifestação de apoio às Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, que incendiou na sexta-feira e no sábado a residência do governador e os escritórios dos serviços de informação locais.

Dezenas de combatentes armados dispararam para o ar para expressar seu apoio ao popular dirigente local das Brigadas, Zakaria Zubeidi, segundo um jornalista da AFP. "Qualquer um que tentar matar Zubeidi morrerá", gritavam as cerca de 5 mil pessoas que participaram da manifestação, algumas encapuzadas.

Zubeidi justificou o incêndio no sábado dos escritórios dos serviços de informação acusando-os de "cooperar" com o Shin Beth (serviço interno de segurança israelense) para liquidar os membros de sua organização. A manifestação começou na manhã no campo de refugiados de Jenin e seguiu até o centro da cidade, encerrando diante dos prédios incendiados.

As Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, tradicionalmente leais a Arafat, afastaram-se progressivamente do líder palestino porque acusam de corrupção seu movimento, o Fatah, e a Autoridade Nacional Palestina. Durante a manifestação em Jenin, os participantes exibiam fotos de Arafat, a bandeira palestina e cartazes das Brigadas de Al-Aqsa. Outra mostra da deterioração na Cisjordânia, são os seqüestros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;