Esportes Titulo
Noventa minutos separam o Corinthians da festa
Paulo Basso Jr.
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
26/05/2001 | 16:45
Compartilhar notícia


Corinthians e Botafogo de Ribeirão Preto decidem neste domingo, às 15h, no Morumbi, quem será o campeão paulista de 2001. Após a vitória arrasadora por 3 a 0 sobre o adversário no domingo passado, o Timão joga com a vantagem de poder perder por até três gols de diferença.

Apesar do favoritismo absoluto, o velho discurso humilde das vésperas de decisão está na ponta da língua dos corintianos. Quem puxa a corrente é o técnico Wanderley Luxemburgo. “Sempre disse que o título seria decidido em 180 minutos. Construímos uma excelente vantagem em Ribeirão Preto, mas se ficarmos presos àquele jogo podemos ser surpreendidos.”

Luxemburgo não admite nenhum tipo de menosprezo ao Botafogo. Durante a semana, foi enérgico ao falar sobre o adversário nas palestras à equipe. “Um time que venceu a Portuguesa em São Paulo e fez três gols na Ponte Preta em Campinas, além de ter a melhor defesa do campeonato, merece nosso respeito. Temos de jogar com seriedade”, disse.

A verdade, porém, é que não há como negar que o clima de já ganhou tomou conta do Parque São Jorge. Quase todo o elenco já foi convidado para participar de programas de TV e falar sobre a conquista após a final. Luxemburgo também. Todos aceitaram. Até mesmo uma mesa foi separada na sala de troféus para receber o 24º caneco de campeão paulista levantado pela equipe.

Os jogadores, entretanto, seguem à risca o discurso pregado pelo comandante Luxemburgo. O zagueiro João Carlos, por exemplo, evita comemorar por antecipação, mas até gagueja quando o assunto é a conquista do título. A cada resposta, repete uma frase feita. “Ainda não ganhamos nada. Noventa minutos nos separam do título.”

Até o extrovertido meia Marcelinho Carioca tem se policiado ao falar sobre a decisão. A enorme vantagem de poder perder por até três gols é encenada com certa indiferença. “Da mesma forma que enfrentamos o Santos sem pensar na vantagem que era do adversário, agora pegaremos o Botafogo sem levar em consideração nosso favoritismo”, disse.

A vantagem do Corinthians é tão grande, porém, que mesmo do outro lado, entre os jogadores do Botafogo, há pouca esperança. Conformado, o tricolor parece se contentar com o vice. “Sabemos que será difícil reverter a situação, então ao menos temos de tentar vencer”, afirmou o lateral Jadílson.

Sem a menor preocupação em participar do teatro encenado pelos jogadores e comissão técnica, a torcida do Corinthians, que esgotou em menos de 48 horas os 80 mil ingressos colocados a venda, já comemora o título. A certeza da conquista é tão grande que a Gaviões da Fiel providenciou trio elétrico e chope para fazer a festa de campeão. Agora só falta fecharem as cortinas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;