Internacional Titulo
Bush: novo governo iraquiano é uma ‘oportunidade para o progresso’
Da AFP
20/05/2006 | 16:08
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, congratulou neste sábado o novo premiê iraquiano Nuri al-Maliki e saudou a formação do novo governo, que qualificou de "oportunidade para o progresso".

"Os iraquianos têm agora um governo totalmente constitucional, o que marca o fim de um processo de transição no Iraque que tem sido difícil e exemplar", declarou Bush.

"Esse governo de unidade amplamente representativo oferece uma nova oportunidade para o progresso no Iraque", acrescentou a Casa Branca em comunicado.

Neste sábado, o Parlamento iraquiano aprovou o primeiro governo permanente do pós-guerra no Iraque, depois de cinco meses de espera. No entanto, pastas cruciais como Interior, Defesa e Segurança Nacional ainda estão sem comando.

Maliki especificou que esses ministérios serão assumidos temporariamente por ele e por seus dois vice-ministros. Para Bush, os novos líderes iraquianos enfrentam "um grande desafio".

"Eles sabem, porém, que não enfrentarão esses desafios sozinhos. Os Estados Unidos e as nações que amam a liberdade em todo o mundo apoiarão o Iraque enquanto o país for tomando seu lugar entre as democracias do mundo e se tornando um aliado na guerra contra o terrorismo", acrescentou o presidente norte-americano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;