Internacional Titulo
Começa seleção dos jurados para julgamento por atentados frustrados de Londres
Da AFP
11/01/2007 | 16:26
Compartilhar notícia


O julgamento de seis homens acusados dos atentados frustrados de 21 de julho de 2005 em Londres começou nesta quinta-feira na capital britânica com o processo de seleção dos integrantes do júri.

Mais de cem membros potenciais se apresentaram ante o juiz Adrian Fulford no tribunal de Woolwich, leste de Londres, que na sexta-feira designará os 12 definitivos.

Seis homens, todos londrinos, serão julgados por conspiração de assassinato e conspiração para provocar explosões no dia 21 de julho de 2005. Os acusados são Adel Yahya, de 24 anos, Hussain Osman, de 28 anos, Manfo Kwaku Asiedu, de 33 anos, Ramzi Mohammed, de 25 anos, Muktar Said Ibrahim, de 28 anos, e Yassin Omar, de 26 anos.

O juiz estimou que o processo, que será iniciado oficialmente na segunda-feira, poderia durar quatro meses.

Os quatro atentados frustrados do dia 21 de julho de 2005 não deixaram mortos porque as bombas não chegaram a explodir.

Esses atentados aconteceram três semanas depois dos ataques de 7 de julho, que deixaram 56 mortos e cerca de 700 feridos na rede de transporte público da capital britânica. Seus autores procederam segundo um esquema idêntico ao dos mortíferos ataques: as bombas estavam programadas para explodir em três trechos do metrô e num ônibus. Fulford questionou os jurados com seis perguntas, às quais eles terão de responder até sexta-feira.

Estas perguntas são feitas para verificar se os futuros membros do júri já foram atingidos por um atentado terrorista, se suas convicções políticas ou religiosas não são impedimentos para que eles contribuam para um veredicto imparcial ou se não trabalham na rede de ônibus ou no metrô de Londres.

O juiz também comprovará com estas questões se os futuros jurados não são membros dos serviços carcerários ou oficiais de polícia e se não dispõem de mais informação sobre o assunto do que a proporcionada pelos meios de comunicação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;