Internacional Titulo
Mergulhadores retiraram 12 corpos do submarino Kursk
Por Do Diário do Grande ABC
30/10/2000 | 12:53
Compartilhar notícia


Mergulhadores russos retiraram desde a última quarta-feira 12 corpos do submarino nuclear Kursk, anunciou esta segunda-feira, em Severomorsk (Noroeste), o porta-voz da Frota do Norte Vadim Serga.

``Nas últimas 24 horas, os mergulhadores conseguiram extrair oito corpos do compartimento número nove e içá-los até a plataforma Regalia.', declarou o porta-voz, na base militar da Frota do Norte em Severomorsk.

A plataforma Regalia está ancorada acima do submarino, localizado a 108 metros de profundidade, no mar de Barents.

Os primeiros corpos foram içados até a superfície na última quarta-feira e, segundo o bilhete encontrado no bolso de uma das vítimas, 23 marinheiros se encontravam no compartimento de número nove.

``Os mergulhadores trabalharam durante toda a noite de domingo. Para chegar ao nono compartimento, passaram pelo oitavo e retiraram os corpos pelo mesmo caminho', precisou o porta-voz. ``Continuarao trabalhando da mesma maneira, enquanto o comprimento dos cabos permitir', acrescentou. ``Depois, os mergulhadores reiniciarao os trabalhos de abertura de um buraco no nono compartimento, o que facilitaria consideravelmente seu trabalho', explicou.

``No momento, as condiçoes meteorológicas sao favoráveis ao prosseguimento da operaçao no interior do Kursk, mas as previsoes para a tarde de hoje sao mais desfavoráveis', concluiu.

Desde a sua chegada ao local, no último dia 20 de outubro, a 150 km do Noroeste da Rússia, os mergulhadores dependem das condiçoes climáticas para fazer seu trabalho, já que a área, próxima ao Círculo Polar, costuma ser atingida por tempestades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;