Esportes Titulo
Fifa aceita uso de grama sintética em campos de futebol
Do Diário do Grande ABC
09/02/2000 | 14:18
Compartilhar notícia


A Fifa decidiu aceitar o gramado sintético nos campos de futebol, especialmente em regioes de condiçoes climáticas extremas, informou um comunicado da Federaçao Internacional de Futebol divulgado nesta quarta-feira.

Ao mesmo tempo, a Fifa confirmou que as fases finais dos torneios organizados pela federaçao devem ser disputadas, sem exceçoes, em gramados naturais.

O artigo primeiro das regras do futebol define, essencialmente, as dimensoes do gramado e detalhes como a marcaçao das linhas e o tamanho das traves. Mas em nenhum momento menciona um tipo particular de gramado.

A Fifa reconhece os avanços no desenvolvimento de novas superfícies artificiais ou híbridas, ``de qualidade melhor do que as anteriores', como pode se perceber no rebote da bola e na diminuiçao do risco de acidentes.

Nas regioes de condiçoes climáticas extremas, sejam desérticas, de baixa temperatura ou sujeitas a chuvas tropicais, a qualidade do gramado natural se mostra freqüentemente inferior, assinala a Fifa. ``Por causa do mau estado de conservaçao, esses campos têm maior risco de acidentes', admitiu a federaçao. Como parte do projeto Gol, destinado aos países em desenvolvimento, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, propôs que as federaçoes da Asia (Palestina e Jordânia) e da Africa (Libéria) sejam escolhidas para os testes com a grama sintética. O novo gramado pode se mostrar melhor para o jogo e mais barato quanto à conservaçao.

No fim de janeiro, foi assinado um acordo para a instalaçao da grama sintética no estádio de Monrovia, onde poderao ser disputadas partidas internacionais oficiais e de classificaçao para os torneios da Fifa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;