Esportes Titulo
Caso Brunão vira
jogo de empurra
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
23/08/2011 | 07:10
Compartilhar notícia


A confusão entre jogadores e torcedores do Santo André, após a partida contra o Joinville, domingo, no Bruno Daniel, parece longe de explicação ou consenso. Isso porque as partes empurram uma para a outra as responsabilidades pelo início do conflito, que culminou na depredação da área administrativa do estádio. Enquanto isso, quem perde é o clube, que vê a torcida cada vez mais distante e os atletas envoltos em ambiente turbulento.

Na versão da Torcida Fúria Andreense, única organizada acusada de envolvimento no confronto, o meia Cristiano Brasília mostrou o dedo médio aos torcedores na saída de campo, o que os irritou e os levou à porta do vestiário para tirar satisfações. Além disso, em nota divulgada, acusaram que atletas como o lateral Iran e o atacante Vanderlei "lançaram cadeiras em direção aos torcedores, ocasionando a quebra dos vidros da porta."

"Vi ele (Brasília) fazendo o gesto obsceno que acabou desencadeando tudo. Não justifica o que aconteceu depois, a gente repudia violência, mas vejo que ele também tem culpa nisso tudo. Tem que ter respeito independentemente de qualquer situação", afirmou o presidente da Fúria, Renato Ramos, que vai apurar internamente a participação de integrantes da organizada nos acontecimentos e promete "puni-los com medidas internas".

Cristiano Brasília defende-se. "Normalmente quando termina o jogo, dou tchau para minha esposa e filho, que estão na arquibancada. Infelizmente, eles se equivocaram. Viram que erraram e estão tentando achar culpado, mas não serei eu. Sou evangélico. Sei que não fiz nada", disse ele.

Sobre a acusação de que os atletas teriam quebrado as vidraças da parte administrativa do Bruno Daniel, o diretor de futebol Luiz Antonio Ruas Capella disse "não entender de onde tiraram isso", afinal os vidros quebrados estavam na parte interna do setor - tanto que cortaram o pé do zagueiro Daniel Gigante e o cotovelo esquerdo do assessor de imprensa Miguel Fagundes.

Em razão da situação, a Fúria Andreense pode perder o direito de receber ingressos da diretoria. "Temos que repensar. Não podemos oferecer ingressos para pessoas virem à nossa casa fazer atos de vandalismo", afirmou Capella.

Diferentemente do que o dirigente havia afirmado, o árbitro da partida (Wagner do Nascimento Guimarães) não relatou os fatos na súmula. Mas o Ministério Público tem autonomia para intervir e pedir a interdição do estádio. Caso isso se confirme, o Ramalhão pode ter de enfrentar a Chapecoense, pela nona rodada da Série C, com portões fechados ou em outro lugar.

Clube passa pela pior crise em campo

O nome já foi Santo André Futebol Clube e mudou para Esporte Clube Santo André, mas o sobrenome é o mesmo: crise. Nos 44 anos de história, o Ramalhão já passou por diversos momentos turbulentos (veja arte ao lado), mas até há alguns anos somente fora de campo. Os seguidos rebaixamentos e a possibilidade cada vez mais forte de queda à Série D do Brasileiro - como se já não bastasse estar na Série A-2 Estadual - mostram que chegou ao pior momento dentro das quatro linhas.

Desde a fundação, problemas financeiros, administrativos e políticos sempre estiveram presentes no Santo André. As soluções, na maioria das vezes, era troca de dirigentes e mobilização junto à torcida para reverter os problemas. Atualmente, porém, o cenário é outro e desde 2009 (com o breve lampejo de sucesso no vice-campeonato no Paulistão de 2010), o Ramalhão soma seguidos insucessos.

Para quem participou de 16 anos do dia a dia do clube, caso do ex-diretor Sérgio do Prado (atualmente no Palmeiras), este é o pior momento da história andreense e requer união de todas as partes (clube, torcedores, munícipes e poder público) em busca de solução.

"Não é possível construir algo em 40 anos e destruir em quatro. Só uma coisa faz isso: o vício em drogas. Se todo mundo se envolver para ajudar, dá tempo", afirmou o dirigente, que saiu em 2008 após o acesso para a elite nacional.

"Antigamente, o Santo André era candidato à Série C. Dependia de convite e outras coisas. Chegou até a Série A, tijolo por tijolo. Como pode cair tanto? Os tijolos estão desabando", afirmou Sérgio do Prado. "Tem que reagir. Cair para a Série D seria um desastre. É preciso fazer de tudo: oferecer premiação especial aos jogadores, trazer as famílias para perto e dar tranquilidade. É necessário também ter humildade e aceitar ajuda, conversar com todo mundo, porque há uma cidade e uma história por trás", concluiu.

Situação mostra Série D cada vez mais próxima

O empate com o Joinville e a vitória do Caxias sobre o Brasil de Pelotas derrubaram o Santo André para a quinta e última colocação do Grupo 4 do Campeonato Brasileiro da Série C. Restando três jogos para o fim da primeira fase, o time só tem mais um jogo em casa (Chapecoense) e dois fora (Brasil de Pelotas e Caxias), em situação totalmente desfavorável, afinal o lanterna de cada chave cai para a Série D.

Em determinado momento do duelo contra o Joinville, enquanto vencia por 1 a 0, o Santo André estava chegando a seis pontos, a apenas dois da liderança. A igualdade não só derrubou o Ramalhão como elevou o Joinville aos nove pontos, ainda mais isolado na ponta.

Para piorar, o time do Grande ABC folga no fim de semana. Se terá tempo para trabalhar e aprimorar finalização, marcação e jogadas de bola parada, por outro lado pode ver o Caxias, quarto colocado com cinco pontos, abrir quatro do Ramalhão, enquanto o Joinville tem a chance de aumentar a vantagem para oito.

No semblante dos jogadores e nas palavras do técnico Rotta é perceptível que nada está perdido. Porém, será necessário demonstrar isso em campo.

"Caímos para o último lugar, mas não podemos baixar a guarda e achar que está tudo errado. Contra Caxias e Joinville a gente se portou como equipe grande e forte que é o Santo André. Vamos trabalhar, o grupo está mais forte após a chegada dos quatro reforços e estamos incorporando a competição", disse o técnico Rotta.

DEFESA

O atacante Vanderlei desperdiçou duas chances de gols inacreditáveis contra o Joinville, que poderiam ter sido fundamentais para decretar a vitória andreense. Porém, Rotta poupou o jogador de críticas e saiu em defesa dele e dos outros atletas.

"Não podemos condená-lo. Aliás, nem ele e nem ninguém. Uma equipe que passa o jogo com um a menos, com campo pesado e correndo o tempo todo, não pode ser criticada, mas sim valorizada, porque foi guerreira", afirmou o treinador.

Opinião do editor

A possibilidade de a diretoria do Santo André não liberar ingressos gratuitos às organizadas em virtude dos acontecimentos de domingo, no Bruno Daniel, deveria se confirmar e tornar-se definitiva. Não há justificativas para que os torcedores comuns paguem integralmente seus bilhetes enquanto muitos desses ‘fiéis seguidores', que na verdade não passam de marginais, não gastem um tostão nas bilheterias e ainda aproveitem ocasiões não satisfatórias para descarregar nas arquibancadas ou em outros locais as frustrações do dia a dia. Em vez de apoiar essas torcidas, as diretorias dos clubes deveriam fazer campanhas e promoções maciças que incentivassem a volta das famílias aos estádios, coisa rara de se ver hoje em dia, principalmente nos campos do Grande ABC. Seria vitória certa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;