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Central de mobilidade de Santo André será efetivada ano que vem

Indefinição sobre o local que abrigará projeto que visa otimizar o monitoramento do trânsito fez Prefeitura alterar o cronograma

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
26/12/2015 | 07:00
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Claudinei Plaza/DGABC


Prevista inicialmente para o primeiro semestre deste ano, a implantação da central de mobilidade interativa de Santo André deve sair do papel em 2016. Segundo a administração municipal, problemas de indefinição do local físico que abrigaria o software impediram a execução do projeto.

A central, cujo objetivo é otimizar o monitoramento do trânsito e, consequentemente, reduzir os congestionamentos na cidade, teve investimento inicial de R$ 7 milhões para a compra, no ano passado, de software desenvolvido pela empresa alemã Siemens, capaz de reprogramar os semáforos em tempo real de acordo com a demanda da região. A previsão da Prefeitura é que a fluidez das vias de Santo André seja otimizada em pelo menos 10%.

Em nota, a administração municipal, por meio do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego), afirmou que, além da indefinição do local físico, outras situações impediram que o projeto fosse concluído neste ano, tais como: definição do corredor onde os semáforos iam receber o sistema e, depois, problemas de liberação do espaço.

Apesar disso, o DET já declara que estabeleceu novo local físico e corredor que irão receber este sistema. Enquanto a central ficará instalada na Rua Ilhéus, o corredor escolhido será da Avenida Santos Dumont – Giovanni Battista Pirelli e Dom Pedro II, tudo isso programado para o próximo ano.

FUNCIONAMENTO

Atualmente, os semáforos instalados em Santo André contam com pré-programações para serem executadas ao longo do dia, com base nos horários de maior movimento. Com a nova tecnologia a ser implantada a partir da central de monitoramento, essas alterações são feitas automaticamente, de acordo com o movimento da via naquele momento.

Para que o programa faça esses cálculos sobre as reprogramações instantâneas, são instaladas câmeras nas proximidades dos semáforos. Os equipamentos detectam virtualmente o volume de veículos na via e, com base nesse dado, regulam as fases de vermelho e verde.

Nesta semana, por exemplo, equipe do Diário visitou o corredor da Avenida Santos Dumont, onde serão instalados os equipamentos, e constatou que o semáforos da via muitas vezes não conversavam entre si (veja foto acima), o que gerava falta de segurança para motoristas e pedestres que passavam pelo local e ruas paralelas naquele momento.

A instalação dos equipamentos e da central ficará sob responsabilidade da empresa Cobrasin, que venceu a licitação feita pela administração municipal e importa os equipamentos da Siemens. 




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