Internacional Titulo
Degelo do vulcão Cotopaxi afeta reservas de água em Quito
Da AFP
04/02/2007 | 15:06
Compartilhar notícia


O degelo progressivo dos vulcões Cotopaxi e Antisana em função do aquecimento global e do fenômeno meteorológico do El Niño afeta as reservas de água de Quito, capital do Equador, segundo especialistas citados pela imprensa local neste domingo.

A EMAAP-Q (Empresa Municipal de Água Potável de Quito), que monitora a geleira de Antisana junto com o IRD (Instituto para o Desenvolvimento), da França, afirma que o degelo deste vulcão e do Cotopaxi - um dos vulcões ativos mais altos do mundo - supõe o "desaparecimento da fonte mais importante de água de Quito".

Os quatro sistemas que distribuem água potável para a capital, de 2,5 milhões de habitantes, recebem parte dos degelos dos dois vulcões e o desaparecimento das geleiras seria muito grave para garantir o serviço", afirma ao jornal El Universo Edgar Ayabaca, da EMAAP-Q.

Com o objetivo de achar alternativas para o problema, a EMAAP-Q impulsiona há quatro anos a exploração de águas subterrâneas a mais de cem metros de profundidade na capital, habilitando até o momento quatro poços.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;