Economia Titulo
Central convoca protestos e greve na Argentina
Por Do Diário OnLine
30/05/2002 | 00:05
Compartilhar notícia


O presidente argentino Eduardo Duhalde enfrentou nesta quarta-feira a segunda greve geral em cinco meses de mandato. A Central de Trabalhadores Argentinos (CTA), que engloba principalmente funcionários públicos e professores, promoveu uma série de protestos em todo o país, com bloqueio de ruas nas cidades próximas a Buenos Aires e panelaços contra a política econômica do governo na capital.

As principais reclamações dos argentinos são o desemprego, o acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o corralito. Cerca de 13,5 mil pessoas participaram das manifestações contra o governo apenas na província de Buenos Aires.

Para o presidente da CTA, Víctor de Gennaro, a greve marcou uma rebelião nacional "contra esta situação de fome, de entrega, de desemprego, que hoje vivem os argentinos". O protesto ocorre quando quase a metade dos 36 milhões de argentinos vive na pobreza e o desemprego atinge 2,35 milhões de pessoas no país.

A greve atingiu principalmente funcionários públicos, professores, aeronautas e taxistas, além de contar com o apoio de algumas operações empresariais. Nas áreas rurais, os agricultores também aderiram ao protesto e cerca de 3,5 mil caminhões estão bloqueando as principais estradas do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;