Setecidades Titulo Trânsito
Travessia preocupa moradores

Pais de alunos pedem instalação de semáforo próximo à EE Professor Rubens Moreira, em Santo André, onde há registro de atropelamentos

Leonardo Santos
especial para o Diário
11/11/2015 | 07:07
Compartilhar notícia


Moradores e pais de alunos da EE Professor Rubens Moreira, na Vila Alto de Santo André, na cidade, reclamam da falta de semáforo na Avenida Alfredo Maluf. A velocidade dos veículos não é impedida pela lombada, ultrapassa o limite de 30 km/h e assusta os munícipes que, além de desrespeitados, mal conseguem observar o movimento da avenida antes de fazer a travessia por conta dos automóveis estacionados.

A equipe do Diário esteve no local para acompanhar a saída dos estudantes e constatou dificuldades para atravessar a avenida: foram necessários três minutos. O mesmo acontece com os alunos, que muitas vezes são ignorados pelos motoristas e só conseguem cruzar a via após vários minutos de espera.

O comerciante Kengo Acaki, 57 anos, trabalha em frente à escola e revela que os acidentes são frequentes. “Batidas de carro são comuns. Já presenciei acidentes envolvendo crianças e idosos. Os motoristas desrespeitam e não dão preferência para quem está na faixa de pedestre.”

A dona de casa Maria do Carmo Gomes, 45, já tomou um susto na avenida ao buscar a filha na escola. “Encostei meu carro e, logo em seguida, um motoqueiro, em alta velocidade, bateu na traseira”, conta. “Se não tivermos semáforo por aqui, vai ficar pior do que já está.”

A filha de Jefferson Martins, 43, foi uma das vítimas no ano passado, quando tinha 12 anos, e teve de passar por cirurgia. “Fiz o boletim de ocorrência e até agora nada. Não quero que outras pessoas passem por esse susto”, desabafa Martins. “Sempre vejo os motoristas ‘empurrando’ as crianças com os carros. É revoltante.”

Com mais de R$ 5,5 milhões disponíveis para as atividades de conscientização neste ano ano, a Campanha Travessia Segura, do Consórcio Intermunicipal, fará aparições com o mascote Mister Mão em locais com falta de semáforos e próximos a escolas públicas do Grande ABC. Segundo o Consórcio, a via teve ações de rua em setembro, estando prevista outra intervenção em novembro. Já as escolas receberão atividades no próximo ano e o trecho pode ser incluído, conforme o órgão.

Já a Prefeitura de Santo André informou que o DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) fará procedimento de análise técnica para a viabilidade de instalação de um semáforo na região ainda nesta semana.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;