D+ Titulo
Limpeza e ventilação são essenciais
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
16/10/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Além de responsável por conduzir o espermatozoide até o útero, ser o canal por onde sai a menstruação e transmitir prazer, a vagina e a vulva têm outra função importante: proteger os órgãos internos das ameaças externas. Por isso, é bem fechadinha. "Possui série de bactérias de defesa e é ácida para matar os germes que tentam entrar. Os pelos também são importantes nesta tarefa", explica a ginecologista Auxiliadora, que recomenda não depilar tudo. "Não estão ali por acaso."

Outra dica para mantê-la saudável é a limpeza. "Os cuidados de higiene com mãos, dentes e rosto devem ser os mesmos com os genitais. Mesmo que se lave as mãos só duas vezes por dia, quantas vezes a mulher lava a vagina?", questiona Oswaldo Rodrigues Jr, do Instituto Paulista de Sexualidade. O ideal é não usar sabonete íntimo em excesso e dar preferência ao de glicerina. Eles não alteram a acidez vaginal.

É importante ainda deixar a vagina sempre seca e ventilada. Se puder, durma sem calcinha, evite usar calça apertada, escolha calcinhas de algodão e não fique de biquíni molhado por muito tempo. E mais do que tudo: observe. Secreção é normal - produz-se diariamente de três a quatro gramas - mas se perceber cheiro forte, cor diferente, irritação e coceira, procure o ginecologista. Só o médico pode orientá-la direitinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;