Internacional Titulo Na Nova Zelândia
Justiça liberta sob fiança
2 diretores do Megaupload

Bram Van Der Kolk e Finn Batato aguardam por possível
extradição aos EUA, sob acusação de violar direitos autorais

26/01/2012 | 04:00
Compartilhar notícia


Os executivos do Megaupload.com Bram Van Der Kolk e Finn Batato tiveram seus pedidos de liberdade sob pagamento de fiança concedidos por um juiz da Nova Zelândia, enquanto aguardam a possível extradição para os EUA, sob acusação de violarem os direitos autorais, depois que o juiz considerou que os dois oferecem um risco mínimo de evasão.

 

Van der Kolk, de 29 anos, e Finn Batato, de 38 anos, foram presos juntamente com o fundador do Megaupload.com, o alemão Kim Schmitz, conhecido também por "Kim Dotcom", de 38 anos, e o diretor-técnico e cofundador do site de transferência e armazenamento, Mathias Ortmann, de 40 anos, na quinta-feira em Auckland, depois de terem sido indiciados pela Agência Federal de Investigação.

 

As autoridades afirmam que a Megaupload Ltd., com sede em Hong Kong, e sua coleção de sites já geram mais de US$ 175 milhões em produtos do crime e causaram mais de meio bilhão de dólares em prejuízos aos proprietários de direitos autorais.

 

O juiz David McNaughton disse em uma decisão por escrito que Kolk e Batato representam risco mínimo de fuga, e que esses riscos poderiam ser compensados com o pagamento de fiança apropriada. Ele acrescentou que havia levado em conta as preocupações do governo dos EUA com a concessão de liberdade sob fiança a Van der Kolk, dada sua função de programador-chefe dentro da empresa.

 

"Entretanto, como observado em minha decisão anterior, a possibilidade de reviver o negócio a partir de outro local fora da jurisdição dos Estados Unidos é um fator que foge completamente ao controle do Tribunal", disse ele.

 

A concessão de fiança a Kim Dotcom foi recusada na quarta-feira devido às preocupações com uma eventual fuga do país do empresário, mas seus advogados recorreram da decisão. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;