Internacional Titulo
Em Israel, Rice critica a construção do 'muro de segurança'
Por Do Diário OnLine
Com AFP
29/06/2003 | 11:13
Compartilhar notícia


A conselheira do presidente George W. Bush para segurança nacional, Condoleezza Rice, criticou neste domingo o prosseguimento das obras de construção de um "muro de segurança" na Cisjordânia por parte de Israel, segundo uma fonte governamental israelense.

Rice observou, em uma reunião com ministros israelenses em Jerusalém, que esse muro era uma questão "problemática" porque cria um "fato consumado" e pode ser interpretado como demarcação de uma fronteira.

O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon afirmou, por sua vez, que o muro não tem um caráter político e responde estritamente a preocupações da ordem de segurança. O premiê enfatizou que não está disposto a voltar atrás nesse assunto, mesmo que Washington não concorde com sua posição, de acordo com a mesma fonte.

Os colaboradores mais importantes de Sharon, entre eles seu adido militar, o general Yoav Gallant, e seu conselheiro político, Shalom Turdjman, participaram no encontro. Pouco antes, Rice reuniu-se conjuntamente com o chefe de gabinete do primeiro-ministro israelense e com o ministro palestino das Finanças, Dov Weisglass e Salam Fayad, respectivamente. A reunião foi centrada em questões referentes aos problemas civis.

Rice chegou na noite deste sábado a Israel e foi rapidamente para Jericó (Cisjordânia), onde se reuniu com o primeiro-ministro palestino Mahmud Abbas (Abu Mazen), a quem convidou para ir a Washington para reunir-se em breve com George W. Bush.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;