Cultura & Lazer Titulo Cinema
Revolta entre crimes e amores

Longa ’Se Deus Vier Que Venha Armado’ estreia na quinta com drama envolvente e bons personagens

Por Oscar Brandtneris
08/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Nas datas especiais, como o Dia das Mães, alguns presos possuem o benefício de ficarem em liberdade por 72 horas. Com um documento de identificação e uma mochila, Damião, interpretado pelo ator Vinícius de Oliveira – que atuou no longa Central do Brasil – começa a história do filme Se Deus Vier Que Venha Armado, com estreia agendada para quinta nos cinemas. O longa é dirigido por Luis Dantas, que realizou seu primeiro trabalho como diretor para as telonas.

Damião precisa entregar armamentos para traficantes do litoral paulista. Não pode falhar e, se fizer isso, vai sofrer ao voltar para a cadeia. Mas, no meio do caminho, reencontra um grande amigo: o jovem Palito (Ariclenes Barroso), que é manco. Ele se esforça para dançar hip-hop e até joga futebol como goleiro, treinado pelo seu melhor amigo na infância.

Palito decide levar Damião até o espaço onde dança para conhecer seus outros amigos. Até que surge Cléo (Sara Antunes), uma moça de classe média que é atriz, professora e treina o grupo da periferia. Ela, aventureira, busca se manter firme depois de um fracasso na carreira artística e se deixa levar por uma história arriscada.

Até que grupo de policiais, incluindo o novato Jéferson (Leonardo Santiago) – que sente na pele a forma agressiva e injusta que seus companheiros de trabalho agem – confunde Damião com o irmão, que o procurava pelo bairro com o documento comprovando a legitimidade de seu período de liberdade no bolso. O executam e a vingança se torna mais importante do que a tal entrega. E, junto de Palito e Sara, Damião vai até a praia executar seu trabalho e planeja a forma de se vingar durante o desenrolar de uma história entre o triângulo amoroso, uma vez que Palito – que nunca havia visto o mar em toda sua vida – também é apaixonado pela professora.

No geral, os nuances da produção fazem com que seja humano e mais do que apenas um filme repleto de cenas de ação e trocas de tiro. Palito é essencial para humanizar a história com seu jeito inocente e bem-intencionado. Todo o desenrolar da trama, a trilha sonora, a fotografia e o drama são dosados de forma inteligente e prendem a atenção por cada detalhe, que pode até ser classificado como poético e lírico.

ELENCO E CURIOSIDADES
A história do filme teve início em 2006, após onda de ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital) em São Paulo. Todo elenco presenciou o clima tenso nas gravações que aconteciam na rua. Sobre os atores, Vinicius de Oliveira e Sara Antunes vivem hoje uma história de amor também na vida real. Se conheceram no início dos ensaios e hoje são casados com dois filhos.

Vinícius foi destaque em Central do Brasil, que concorreu ao Oscar e se consolidou como uma das obras nacionais mais importantes da cultura audiovisual. Na época, ele ainda era uma criança de 11 anos. Hoje, com 27, atua na série transmitida pelo canal pago AXN, chamada Santo Forte, em que interpreta taxista com poderes sobrenaturais.

Ariclenes Barroso, o Palito, é uma das grandes revelações artísticas do País. Começou no teatro aos 9 anos e foi dirigido por José Celso Martinez Corrêa nas peças Os Sertões, Os Bandidos e O Banquete. Pelo filme Aspirantes, de Ives Rosenfeld, ainda inédito, ganhou o prêmio de melhor ator do Festival do Rio em 2015.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;