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Empreendedorismo requer dedicação
Por Aline Martins Gonzaga*
01/11/2009 | 07:16
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Pesquisa realizada pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor) no ano passado coloca o Brasil como o terceiro País em número estimado de pessoas que desenvolvem alguma atividade empreendedora, com marcas que perdem somente para Índia e Estados Unidos. O estudo indica ainda que do total de empreendedores brasileiros, 25% têm entre 18 e 24 anos, o que coloca o jovem brasileiro como o terceiro mais empreendedor do mundo, atrás apenas do Irã (29%) e da Jamaica (28%).

Além disso, o levantamento diferencia os empreendedores em função de sua motivação para desenvolver negócio próprio: se por necessidade ou espírito empreendedor. Dos jovens que optam por empreender, 68% o fazem por oportunidade - contra 32% que investem por necessidade. Do total de jovens, 15% empreendem, o que equivale a 3,82 milhões de pessoas.

De acordo com o consultor José Roberto Rodrigues, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), esse alto índice mostra que a falta de postos no trabalho formal tem sido um dos fatores que levam o jovem a empreender. "A necessidade faz com que busquem o empreendedorismo. Além do fato de o Brasil ter muitas possibilidades para se desenvolver um negócio", esclarece.

Porém, a decisão de abrir o próprio negócio não pode ser pautada apenas pela vontade de se livrar do chefe ou de poder pagar as contas no fim do mês. Para conquistar a tão sonhada independência são necessários muitos requisitos e estudo. Analisar o mercado, o ramo em que se pretende ingressar, as tendências, a concorrência e principalmente fazer uma autoanálise do por que alguém deveria comprar sua ideia e qual o seu poder de inovação. Empreender não é fácil, mas com empenho e dedicação é possível ser bem- sucedido nos negócios.

Características - Existe a concepção do empreendedor nato, aquele que nasce com as características necessárias para ter sucesso nesse desafio. No entanto, como as pessoas são influenciadas pelo meio em que vivem, a formação empreendedora pode acontecer por influência familiar, estudo, formação e prática.

Para se aprender a empreender, faz-se necessário um comportamento pró-ativo, com criatividade, inovação, liderança, visão de futuro e de mercado. O consultor do Sebrae considera a "atitude a característica mais importante que um jovem empreendedor pode ter". É a atitude que vai viabilizar o empreendimento: "O empreendedor tem uma ideia, planeja e parte para a ação", afirma Rodrigues.

Ele destaca que ninguém nasce com este perfil. "Ao longo da vida as pessoas desenvolvem características empreendedoras através de estudo, treinamento e convívio com outros empreendedores", explica.

Entre as principais características dos empreendedores se destacam: que eles são visionários, dotados de ideias realistas e inovadoras, baseados no planejamento de uma empresa, intervêm e propõem mudanças; são otimistas, capazes de enfrentar obstáculos internos e externos, sabendo olhar além das dificuldades, com foco nos resultados.

Além dessas características o empreendedor tem um perfil de liderança, muito necessária para quem é responsável por colocar em prática as inovações, métodos e procedimentos. Ele deve estar sempre estimulando os envolvidos na realização das atividades, de forma a alcançar o sucesso das metas traçadas.

Desafios - Além da vontade de empreender, os jovens que quiserem transformar suas ideias em negócios também precisam ficar atentos a aspectos importantes que vão garantir a sobrevivência da empresa.

Pesquisa realizada pelo Sebrae revela evolução nas taxas de sobrevivência das empresas e os principais fatores para sua mortalidade. Foram rastreadas, no primeiro semestre de 2007, 14.181 empresas, criadas entre 2003 e 2005, das quais 13.428 ativas e 753 extintas.

O percentual de negócios de pequeno porte que sobrevive pelo menos dois anos passou de 50,6% em 2002 para 78% em 2005, ou seja, 27,4% a mais de médias e pequenas permanecem em atividade. Este resultado positivo é atribuído a dois fatores: à maior qualidade empresarial e à melhoria do ambiente econômico.

Junte-se a isso o fato de os empresários estarem mais qualificados e essa experiência é obtida, em sua maioria, em empresas privadas. Também se observa que o percentual de empresários que identificaram uma oportunidade de negócio cresceu de 15% no triênio passado para expressivos 43% em 2005.

É preciso saber lidar com os obstáculos
Tiago Leonardo da Silva tem apenas 24 anos e é empreendedor do ramo de materiais de construção. Sua carreira como empresário teve início quando seu pai encerrou as atividades do depósito Silva e Silva, em Mauá. Antes de Tiago transformar o antigo depósito no Barracão Acabamento para Construção, tinha a ideia de apenas esgotar o vasto estoque da empresa Silva e Silva, mas a loja foi um sucesso e o negócio repercutiu na cidade, o que fez com que continuasse as atividades.

Outros empreendedores não têm tanto sucesso e naufragam após pouco tempo no mercado. A principal razão para o fechamento da empresa está centrada no bloco de falhas gerenciais, destacando-se: ponto/local inadequado, falta de conhecimentos gerenciais e desconhecimento do mercado, seguidas de causas econômicas. Outro fator crucial para as empresas é a dificuldade encontrada no acesso ao mercado, principalmente nos quesitos propaganda inadequada; formação inadequada dos preços dos produtos/serviços; informações de mercado e logística deficiente, caracterizando a falta de planejamento dos empresários.

Para quem pretende montar um negócio é importante se identificar totalmente com o projeto e também estar de olho nas oportunidades. Além de escolher muito bem quem vai compor a equipe: quem são as pessoas que trabalharão com você para que o negócio realmente aconteça. Tiago dá uma dica aos candidatos a empreendedores: antes de iniciar suas atividades, tenham bom planejamento e façam uma análise completa de tudo que cerca este novo investimento. Lembrem-se que comércio é igual a uma família, exige cuidado constante".

Mesmo que você tenha investido muito em um negócio próprio e trabalhado todo seu potencial, é possível encontrar obstáculos. É preciso saber lidar com imprevistos, ser otimista e recomeçar. Ainda que sejam necessárias muitas mudanças, como trabalhar em outro local até que haja recuperação. O empreendedor sempre tentará mais uma vez e certamente vai tirar proveito dos erros cometidos anteriormente.

"Todo comércio apresenta diferentes barreiras, acredito que as palavras inovação e planejamento sejam o segredo do bom desempenho de qualquer empresa", afirma o jovem empreendedor Tiago Leonardo da Silva. Ele acrescenta que a parte burocrática exige muito do empresário, que geralmente necessita de apoio de um bom contador. "Também deve procurar um núcleo de jovens empresários ou serviços relacionados e quase todas as associações comerciais dispõem de núcleo", explica Tiago.

Essa preocupação com a boa gestão pode ser fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Ter o apoio de uma consultoria, por exemplo, pode ser a chance de sobrevivência.

MPEs ganham força com ‘Empreender'
O Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) em parceria com a Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) ampliou o ‘Projeto Empreender' no Grande ABC lançando três núcleos nas cidades de Mauá, Ribeirão Pires e São Bernardo. A região já era atendida com o funcionamento de núcleos em Santo André e São Caetano com o objetivo de promover o associativismo e o desenvolvimento empresarial através da organização das MPEs em núcleos setoriais.

O ‘Empreender' é um projeto pelo qual micro e pequenos empresários se reúnem em associações comerciais e industriais em grupos de trabalho formados por empreendedores do mesmo ramo de atividade. Com problemas semelhantes e buscando soluções em comum, a troca de experiências permite ampliar a rede de contatos, negociar juntos e conquistar mercados.

Em Mauá, foram montados os núcleos de gastronomia e beleza na sede da Aciam (Associação Comercial e Empresarial de Mauá ) para reunir empresários que atuam nestes setores. No dia 21, ocorreu o lançamento dos núcleos de gastronomia, imobiliário e chocolateiras em Ribeirão Pires na Associação Comercial, Industrial e Agrícola.

Em São Bernardo, no dia 22, o programa foi apresentado na Associação Comercial e Industrial. A expectativa é que reduza a mortalidade das empresas e cresça a geração de empregos nas cidades onde é instalado.

Os eventos são gratuitos e abertos para empreendedores destes municípios que queiram se reunir a um dos núcleos. Os interessados podem obter mais informações sobre o Empreender pelos telefones (11) 3565-9000 (Mauá), (11) 2595-0200 (Ribeirão Pires), (11) 2131-4802 (São Bernardo), (11) 2888-3400 (São Caetano, (11) 2199-1600 (Santo André).

*Aline Martins Gonzaga - aluna do 4º ano de Jornalismo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, sob orientação da profª. dra. Mônica Pegurer Caprino.

O conteúdo editorial desta página é de inteira responsabilidade da Universidade de São Caetano do Sul, com supervisão editorial dos jornalistas Eduardo Borga e Nelson Tucci, da Comunicação da USCS.




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