Esportes Titulo Estatística
Timão tem 93% de chance de título, aponta site estatístico

Contas do matemático Marcelo Leme de Arruda
colocam Corinthians 99% no G-4 do Brasileirão

Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
29/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Se depender das estatísticas, o Corinthians já pode se considerar campeão brasileiro de 2015. Segundo o site Chance de Gol, do estatístico Marcelo Leme de Arruda, o Timão tem 93,1% de probabilidade de levantar a taça do Campeonato Brasileiro. Além disso, há 99,9% de certeza que comporá o G-4 ao fim da competição.

Arruda, que em 2015 já fez cálculos, a pedido do Diário, na Série A-2 do Campeonato Paulista para avaliar as chances de acesso das equipes da região à elite estadual, tem como base o desempenho dos times dentro e fora de casa e os adversários que enfrentarão nas rodadas até o fim do torneio.

Além dos números, outro fator que alegra o torcedor corintiano é o bom desempenho que o time vem tendo no Nacional. Nos últimos oito jogos, o Corinthians perdeu somente uma vez (2 a 1 para o Internacional), venceu cinco e empatou duas.

Apesar disso, o técnico Tite afirmou que não faz contas para o título, se contradizendo em relação ao que afirmou há menos de uma semana, quando previa que o campeão teria 70% de aproveitamento – 81 pontos – para assegurar a taça.

“Só penso no outro jogo”, afirmou após duelo ante o Figueirense no domingo.

Já em relação aos outros times, segundo números do Chance de Gol, o Atlético-MG tem 4% de chance de chegar ao título e 93% de terminar no G-4, enquanto o Grêmio tem 2,6% de possibilidade de ser campeão e 91,8% de ir à Libertadores de 2016. Já o Palmeiras depende de um milagre pela taça – 0,2%, com 57,2% de probabilidade de ficar entre os quatro primeiros.

Em quinto, o Santos tem 0,05% de condição de ser campeão, com 37,1% de chegar ao G-4, seguido pelo São Paulo, com 0,03% e 15,7%, respectivamente.

Na parte de baixo da tabela, o quadro é desesperador para três equipes: Figueirense, em 18º, com 75,8% de chance de cair, Vasco, o 19º, com 96,3%, e o lanterna Joinville, com 95,7% de probabilidade de queda à Série B do Brasileirão no fim da temporada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;