Política Titulo
Definições que podem ter vindo tarde

A senadora Marta Suplicy e a ex-senadora Marina Silva são as protagonistas políticas eleitorais da semana

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
25/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A senadora Marta Suplicy e a ex-senadora Marina Silva são as protagonistas políticas eleitorais da semana. A primeira se filia amanhã no PMDB, depois de romper casamento histórico com o PT (foi prefeita, ministra e elegeu-se ao Senado pelo petismo). A segunda conseguiu, na terça-feira, oficialmente criar a Rede Sustentabilidade. Mas todo esforço, pelo menos no Grande ABC, pode ter sido em vão. Durante todo o primeiro semestre se especulou debandada de políticos graúdos na região para os projetos de Marta ou Marina. O ex-prefeito de Mauá Oswaldo Dias (PT) e Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT), que foi vice-prefeito da cidade, foram sondados quando Marta sinalizou ida para o PSB. À Rede, nomes ligados à candidatura presidencial de Marina estavam quase certos no acompanhamento à ex-senadora. Agora não estão mais. Pelo menos nas sete cidades, o sinal não é positivo às duas, que têm ambições maiores, principalmente em 2018. Marta, cogita-se, pode ser candidata ao governo do Estado pelo PMDB ou buscar a renovação de mandato no Senado. Marina tem quase certa presença na terceira corrida presidencial consecutiva – a primeira, em 2010, pelo PV e a segunda, no ano passado, pelo PSB.

Plano de Cultura
Acontece amanhã, das 8h às 18h, no Teatro Municipal, Conferência Extraordinária de Cultura para debater o Plano Municipal de Cultura. A proposta do secretário Tiago Nogueira (PT) é debater políticas para o setor nos próximos dez anos. Em 2013, atividade se encerrou antes por causa de confusão entre os presentes. “Agora há diálogo. Será diferente”, diz Tiago.

Distorções – 1
Chamou atenção o projeto de lei que o vereador diademense Vaguinho do Conselho propôs: a criação do Dia de Futebol de Campo das Celebridades. A sugestão parece não dialogar com a vontade do parlamentar em ser prefeito da cidade. Será que não há outros setores mais necessitados de projetos idealizados por um dos prováveis candidatos ao Paço?

Distorções – 2
O projeto de lei de Vaguinho causou polêmica com o governista Milton Capel (PV). O verde foi à tribuna para criticar a iniciativa, pediu explicações – tudo isso aos berros. Capel, de nove mandatos, questionou a função de Vaguinho como vereador, tomou contragolpe. Ânimos se exaltaram. Capel saiu do plenário para não votar o texto, que foi aprovado.

Fora do DEM
Filho do prefeito Luiz Olinto Tortorello, Luizinho Capovilla Tortorello se desfiliou do DEM, alegando que o partido decidiu, via cúpula estadual, apoiar a reeleição do prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB). A conversa mais adiantada é com Gilberto Costa, que diz que será candidato ao Paço pelo PEN. Reunião hoje será realizada para bater o martelo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;