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Varejo ganha novo conceito de loja: o Carrefour Bairro
Por Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
14/12/2005 | 08:29
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A rede de hipermercados Carrefour está lançando no país um novo formato comercial para suas lojas: as unidades de multiformato, mais flexíveis e adaptadas ao perfil e hábitos de consumo de bairro. Dentro desse inédito conceito de varejo – que levará a assinatura Carrefour Bairro –, o Grande ABC aparece entre as regiões prioritárias para receber um dos 15 hipermercados programados para 2006, afirmou terça-feira o diretor superintendente da companhia no Brasil, Jean-Marc Pueyo.

O primeiro hipermercado nesses moldes abrirá as portas nesta sexta-feira na avenida Giovanni Gronchi, no Morumbi. O prédio, de 4 mil m² (50% menor que o padrão das unidades Carrefour) recebeu investimento de R$ 8 milhões em reforma e instalações. No local, funcionava um estabelecimento da rede BIG – do grupo gaúcho Sonae – adquirido pelo Carrefour neste ano. Levantamento da companhia estima de 50 mil famílias de alta renda irão freqüentar a loja do Morumbi por mês.

O Carrefour Bairro nasce com o desafio de aproximar a rede francesa de camadas sociais distintas, explica Pueyo. As unidades mais "elitizadas" terão em destaque seções de produtos exóticos e importados – como vinhos, azeites, vegetais orgânicos, alimentos, dentre outros produtos selecionados. A loja do Morumbi, por exemplo, de imediato colocará no açougue cortes de avestruz, javali, coelho, além das carnes tradicionais.

Atacado – "Hoje inicia-se um novo ciclo do Carrefour no país. A nova assinatura Carrefour Bairro faz parte de um grande plano de expansão da companhia. Temos ainda outras boas surpresas guardadas para o consumidor em 2006", avaliou Pueyo. O executivo não revelou detalhes, mas especula-se que o Carrefour vai entrar no mercado de vendas por atacado – dominado pelas redes Makro, Atacadão e Sam’s Club (clube de compras). Esse setor apresenta expansão média de 12% ao ano desde 2001, superior aos 7% contabilizados pelo varejo.

Já a unidade no Grande ABC deverá focar os públicos A e B, de acordo com o local a ser escolhido, segundo o diretor operacional Ricardo Venturini. "O ABC tem grandes chances de receber uma loja porque mantém um público extremamente exigente e de alto poder de consumo. Todas as bandeiras do grupo na região apresentam ótimo desempenho em vendas e faturamento", disse.

O Carrefour mantém no Grande ABC todas as bandeiras do grupo em funcionamento – Dia% (popular, em bairros de periferia), Champion (direcionado à classe A, em São Bernardo) e Carrefour. Santo André lidera o ranking da região com três hipermercados. "Mesmo em locais onde já atuamos fortemente, existe a possibilidade de novas unidades. A estratégia é acabar com o conceito de público-alvo fixo e diversificar serviços e produtos", acrescentou Venturini.

Balanço – O Carrefour investiu quase R$ 800 milhões em aquisições e reformas de lojas em 2005. Até novembro, a rede apresentou crescimento de 8% em relação a igual período de 2004, sendo que a previsão é fechar o ano com expansão de 12%. Segundo Pueyo, o lucro estimado para o ano é de R$ 13 bilhões – mesmo patamar previsto pela varejista Casas Bahia, por exemplo.

Para 2006, no entanto, o Carrefour pretende reduzir os investimentos, apesar de anunciar aumento no ritmo de inaugurações. "Gastamos muito com modernização de e a partir de agora teremos despesas menores, embora nosso projeto seja de ampliar o número de lojas", garantiu o diretor de marketing corporativo, Rodrigo Lacerda.




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