Cultura & Lazer Titulo
Tela atribuída a Paul Cézanne é roubada na Austrália
Por Da AFP
27/02/2004 | 19:52
Compartilhar notícia


A polícia australiana passou o dia desta sexta-feira trabalhando na investigação sobre o possível roubo de uma tela atribuída ao pintor impressionista francês Paul Cézanne (1839-1906), Cezanne’s Son in a High Chair (1873), avaliada em cerca de US$ 52 milhões.

O quadro faria parte de um grupo de 20 pinturas roubadas de um ateliê em Nova Gales do Sul, no leste do país. Telas dos artistas australianos Arthur Streeton e de John Opie também estariam entre o lote desaparecido.

Se a informação for confirmada, este será o maior roubo de obras de arte da história da Austrália, mas os especialistas ainda têm dúvidas em relação à autenticidade da tela Cezanne’s Son, pois jamais ouviram falar deste trabalho. A pintura, que retrataria o filho do pintor sentado em um cadeirão.

Segundo a polícia, o restaurador de arte australiano John Opin descobriu nesta quinta-feira que as obras foram roubadas de seu ateliê, localizado na cidade de Brisbane. Um investigador concluiu que o alarme foi desativado antes do roubo e que, portanto, a ação indicaria a participação de ladrões profissionais.

A arte de Cézanne caracteriza-se sobretudo pelo uso magistral das cores. O pintor, em geral, não alterava as tonalidades para obter resultados estéticos, mas sim as posições das cores em suas composições, alternando-as com sombras. Com isso, criou efeitos geométricos. Cézanne, assim, com sua concepção radical que reduz a natureza a formas matemáticas como linhas, volumes e superfícies, transformou-se em um artista que antecipou manifestações revolucionárias como o cubismo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;