Internacional Titulo
Rússia apresenta sistema de defesa à Otan
Das Agências
20/02/2001 | 11:54
Compartilhar notícia


O ministro russo da Defesa, Igor Sergueyev, apresentou ao secretário-geral da Otan, Organização do Tratado do Atlântico Norte, George Robertson, um sistema antimísseis destinado a competir com o projeto americano de escudo antimísseis (NMD), mas, segundo especialistas russos, as chances de a proposta se concretizar não são muitas.

O próprio presidente russo, Vladimir Putin, demonstrou a Robertson sua preocupação com a ampliação da Otan e com os diversos projetos de defesa antimísseis dos Estados Unidos.

Robertson chegou em Moscou nesta segunda-feira, em visita destinada a tranqüilizar a Rússia em relação às conseqüências da ampliação da Otan para o Leste, e também para discutir o projeto de escudo antimísseis NMD.

A Rússia se opõe ao sistema americano, que, segundo Moscou, ameaça sua segurança estratégica. Já Washington afirma que o projeto tem o objetivo de proteger seu território de possíveis ataques comandados por países como Irã e Coréia do Norte. Aos olhos de Moscou, o plano americano também ameaça a segurança da China.

O sistema russo prevê várias etapas, explicou o chefe do departamento de cooperação internacional do Ministério da Defesa, general Leonid Ivashov, que participou da reunião de Robertson com o marechal Sergueiev. ‘‘Uma primeira etapa consistiria em convocar uma conferência de especialistas qualificados, para avaliar se existe o perigo de que Estados europeus sejam ameaçados por ataques não-estratégicos’’, declarou Ivashov.

Se os especialistas determinarem que a ameaça existe ou pode vir a existir, passaria para uma segunda fase.

Na segunda etapa, seriam concebidos ‘‘os conceitos para resistir a essas ameaças, ou neutralizá-las através de meios políticos ou outros meios pacíficos’’, explicou o general russo. Em seguida, e apenas se necessário, seria proposto os elementos de um sistema de defesa antimísseis.

‘‘Esses elementos seriam móveis e situados nas regiões mais ameaçadas por um ataque de mísseis, a fim de proteger os locais mais importantes’’, assinalou o ministro, afirmando que o sistema difere radicalmente do planejado por Washington.

Sergueiev propôs a Robertson enviar à sede da Otan, em Bruxelas, especialistas russos, que poderão explicar e responder às perguntas da aliança atlântica sobre a proposta russa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;