Setecidades Titulo Lama e sujeira
DAEE descarta mutirão de limpeza

Mesmo com transbordamento de piscinões, órgão manterá cronograma

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
19/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Três piscinões transbordaram após as fortes chuvas de terça-feira: Vila América e Fundação, em Santo André, e o do Paço de Mauá. Os reservatórios, construídos para armazenar as águas pluviais e evitar os alagamentos, não cumpriram a função. O principal motivo: muita sujeira.

Mesmo assim, o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo, que assumiu a limpeza dos piscinões, afirma que não irá realizar mutirão para desassoriar os equipamentos do Grande ABC e seguirá o cronograma inicial de limpeza.

De acordo com a estatal, ações preventivas deveriam ser realizadas pelas prefeituras. O órgão garante que assumiu a limpeza em caráter emergencial.

No dia 19 de dezembro, o DAEE iniciou intervenções para retirada de material do reservatório Ford Taboão, em São Bernardo. Na semana seguinte, o piscinão Petrobras, em Mauá, começou a ser limpo de forma lenta, devido a problemas de acesso ao local. A previsão é terminar os serviços em duas semanas no primeiro equipamento. Já no segundo, os trabalhos devem ser finalizados dentro de dois meses.

Os próximos reservatórios a receber intervenções são: Mercedes Benz, em Diadema, Crysller e Canarinho, em São Bernardo.

A equipe do Diário percorreu, ontem, pelos principais reservatórios da região e constatou que muitos deles apresentam grande quantidade de sujeira, terra e mato.

"Agora, não se pode fazer muita coisa. Com as chuvas, grande volume de sujeira foi levado aos reservatórios e o trabalho de limpeza acaba sendo anulado. Se limpar em um dia, no outro estará sujo de novo. O trabalho deveria ter sido feito, no máximo, até novembro", afirmou Jorge Giroldo, professor do departamento de engenharia civil do Centro Universitário da FEI Jorge Giroldo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;