Internacional Titulo
Nasce filha da princesa Letizia de Astúrias
Por Da AFP
31/10/2005 | 09:19
Compartilhar notícia


A princesa de Astúrias, Letizia Ortiz, mulher do herdeiro da Coroa espanhola, príncipe Felipe, deu à luz uma menina, na madrugada desta segunda-feira, anunciou a Casa Real.

A primogênita nasceu às 2h30 (23h30 de domingo em Brasília), após oito meses e uma semana de gestação e ao fim de mais de seis horas de parto.

Acompanhada de seu marido, a princesa de Astúrias chegou à renomada clínica, situada em uma zona residencial nobre do norte de Madri, às 20h

A princesa, de 33 anos, cuja gravidez estava prevista para terminar na metade de novembro, já tinha sido hospitalizada no dia 18 de outubro, após sentir contrações. Letizia fez alguns exames e se verificou que o alarme era falso.

O médico que atenderá o bebê será o neonatologista Fernando del Mar.

Letizia Ortiz, nascida em Oviedo (norte), está internada no quarto de número 10 da clínica, onde outros três quartos, 11, 12 e 13, também foram reservados para membros da família Real.

Há alguns dias, o príncipe anunciou que gostaria de assistir ao parto, mas ainda não se sabe se isso aconteceu.

Minutos antes do anúncio público, chegava à clínica a mãe da princesa, Paloma Rocasolano, disparando os alarmes de que o nascimento era iminente.

Há vários dias, a clínica, na qual a infanta Elena deu à luz seus dois filhos, Felipe Froilán e Victoria Federica, vinha preparando os últimos detalhes para o esperado momento.

O prédio, diante do qual os jornalistas fazem plantão dia e noite, foi submetido a rígidas medidas de segurança, e todo seu pessoal teve de assinar um termo de compromisso de confidencialidade quanto ao nascimento do primeiro filho do casal de Astúrias.

Nem a forte chuva que caía nesta madrugada sobre a capital madrilena espantou os curiosos.

A recém-nascida, que ostentará o título de infanta (o mesmo de suas tias Elena e Cristina), poderá reinar se for filha única, ou se tiver apenas irmãs. Se tiver um irmão, porém, será necessário mudar a Constituição espanhola em vigor, de 1978, para permitir que ela chegue ao trono.

Existe uma pequena possibilidade de se tornar chefe do Estado espanhol de pleno direito desde Isabel II da Espanha (1833-1868), já que o atual governo socialista quer modificar o artigo 57 da Constituição que dá prioridade a um herdeiro no acesso ao trono.

A pequena é o sétimo neto dos reis Juan Carlos I e Sofia e sua chegada marca um novo capítulo na história da família Real espanhola e dos príncipes de Astúrias, cujo casamento foi anunciado em 1º de novembro de 2003. A união aconteceu em 22 de maio de 2004, na catedral de Almudena, em um dia tão chuvoso quanto este domingo em Madri.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;