Política Titulo Frente feminina
Vereadoras se reúnem hoje para definir estatuto e voltar a pressionar Consórcio

Parlamentares ainda insistem em ter assento fixo na entidade, que rejeitou solicitação

Por Caio dos Reis
Especial para o Diário
15/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


As vereadoras da região se reúnem hoje, às 10h, para definições relacionadas à Frente Parlamentar Feminina. O encontro, que vai acontecer na Câmara de Ribeirão Pires, tem o objetivo de concluir a carta de princípios, que irá funcionar como regimento interno e já possui esboço escrito. Também haverá escolha das integrantes das comissões.

A novidade deve ser a presença da vereadora de Diadema Cida Ferreira (PMDB). Na última sessão ordinária da cidade, a parlamentar mauaense Sandra Regina Vieira (PMDB) esteve no Legislativo diademense para convidar a vereadora com mais mandatos do Grande ABC – ao todo, são sete – para o encontro em Ribeirão. “A experiência de sete mandatos da Cida vai nos ajudar muito na elaboração da carta de princípios e comissões. É um nome importante para a Frente também por representar as mulheres há tantos anos”, disse Sandra.

Dos 142 parlamentares do Grande ABC, apenas dez são mulheres – 7% do total de legisladores da região. Ribeirão Pires é a cidade com mais parlamentares mulheres, três no total. Diadema e Santo André têm duas. Rio Grande da Serra, São Caetano e Mauá contam com uma. Já São Bernardo não tem vereadoras.

Segundo Sandra, o encontro servirá para sacramentar alguns pontos discutidos em reunião preliminar, como a definição dos integrantes de cada uma das comissões, como as de Saúde, Educação e Direito das Mulheres, por exemplo.

A ala foi criada pelas dez parlamentares do Grande ABC com intuito de obter assento permanente no Consórcio Intermunicipal. No entanto, a entidade negou o pedido, alegando que as Câmaras possuem duas cadeiras no conselho consultivo do colegiado. Mesmo assim, elas mantêm discussão de abertura de espaço na instituição regional. “Vamos tentar acelerar todos processo para marcar um encontro com o Gabriel (Maranhão, presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC e prefeito de Rio Grande da Serra) ainda antes do recesso parlamentar e conquistar nosso espaço lá”, relatou Sandra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;