Turismo Titulo
Olha a Paraíba aí gente!
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
27/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Faltam poucos dias para o Nordeste dar a largada às festas juninas. Lugares tarimbados como Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Estância (SE) já estão com bandeirinhas e sanfonas a postos para pular a fogueira em mais de 30 dias ininterruptos de festejos em homenagem a três dos mais populares santos do País: São Pedro, São João e o casamenteiro Santo Antônio. Como é de praxe, não faltarão comidas típicas, shows de forró, quadrilhas, brincadeiras da roça e muita irreverência.

Em Campina Grande, a maratona de shows começa no dia 4 e prossegue até 4 de julho, com cerca de 100 atrações musicais, entre elas Zé Ramalho, Genival Lacerda, Banda Calypso, Santana e Calcinha Preta.

A cidade cenográfica, montada na parte inferior do Parque do Povo, conta um pouco da história do município, cujo arrasta-pé atrai mais de 1 milhão de visitantes em junho. Um recorde de público que leva muito campinense a bater a mão no peito e dizer com orgulho: "É aqui o maior São João do planeta!"

E os números fazem jus à falta de modéstia: só nos dias 23 e 24, o chamado Parque do Povo é invadido por cerca de 80 mil frequentadores, ávidos por conferir as quase 500 atrações do evento, entre trios de arrasta-pé, centenas de quadrilhas trajadas a caráter e fogueira de 18 metros de altura, num total de 500 horas de xotes e xaxados.

Já o Sítio São João retrata o cotidiano do interior nordestino. O santo casamenteiro, Antônio, responde pela tradição dos casórios juninos. Alguns são de mentirinha, ganhando o tom cômico de noivos que fogem, padres que celebram a cerimônia sob o alvo de espingardas, homens vestidos de mulher e vice-versa. Mas em Campina Grande também ocorrem matrimônios de verdade. A cidade aproveita o São João para promover enlaces coletivos no Parque do Povo, com direito a troca de alianças, registro civil e muita festa sob as bênçãos dos santos juninos.

TREM - Outro destaque em Campina Grande é o trem ferroviário, que percorre 12 quilômetros até o distrito de Galante. Diferentemente de outras composições, a locomotiva promove uma viagem dançante em sete vagões sem cadeiras ou bancos, cada qual animado por um trio de músicos que não deixam ninguém ficar parado.

O Expresso do Forró funcionará nos dias 5, 12, 13, 19, 20, 23, 24 e 26, com saídas às 10h da Estação Vila Velha - local onde funciona o Museu do Algodão, no Centro de Campina Grande - e retorno às 15h.

A descontração prossegue em Galante com quadrilhas juninas, passeios de charrete e degustação de iguarias típicas do sertão paraibano, como buchada de bode, feijão-verde, arrumadinho, cuscuz e cocadas.

JOÃO PESSOA - Na capital paraibana, os festejos do centro histórico começam no dia 11, no Ponto de Cem Réis, homenageando o poeta e repentista Oliveira de Panelas - conhecido como o Pavarotti do Sertão - e o cantor e compositor paraibano Antônio Barros, que completou recentemente 80 anos.

Outras 100 atrações estão previstas no calendário da cidade, com destaque para os shows de Fagner, Dominguinhos, Elba Ramalho, Flávio José, Geraldo Azevedo, Quinteto Violado, Pinto do Acordeon, Siba e Silvério Pessoa.

Também será montado um palco na Praça Dom Adauto para apresentações de cultura popular, duas quadrilhas por noite, trios de forró, folguedos e repentistas.

E entre os dias 14 e 17, o Ponto dos Cem Réis sediará o Festival Municipal de Quadrilhas Juninas, a partir das 18h, que reunirá 36 conjuntos. O arraial de João Pessoa encerra no dia 29.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;