Política Titulo Servidores
No 2º dia, cresce adesão à greve em S.Bernardo

Passeata próxima à Arena Caixa reúne 5.000
servidores; Prefeitura segue sem dar resposta

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
15/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O segundo dia de greve anunciada pelo Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos) de São Bernardo foi marcado pelo aumento da adesão de servidores, em protesto de maior escala, realizado nas proximidades da Arena Caixa, no bairro Santa Terezinha, quando acontecia o Troféu Brasil de Atletismo. Segundo cálculos da entidade, 5.000 funcionários percorreram as ruas do bairro.

Anteontem, no início das paralisações, 3.000 pessoas saíram da Praça Santa Filomena, no Centro, rumo ao Paço, para protestarem durante a sessão na Câmara.

Durante o ato, o grupo gritou palavras de ordem, criticou duramente o prefeito Luiz Marinho (PT) e voltou a levantar bandeiras sindicais. O Sindserv pede aumento de 12,54%, sendo 8,04% de reposição inflacionária com base no ICV (Índice de Custo de Vida) mensurado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), além de 4,5% de ganho real. A Prefeitura ainda não fez sua proposta e protelou anúncio da oferta à categoria, o que motivou a greve.

Segundo o presidente do Sindserv, Giovani Chagas, o acréscimo de servidores se justifica no engajamento de mais profissionais da Educação, da Saúde e da GCM (Guarda Civil Municipal). “A adesão foi ainda maior hoje (ontem) e estamos mobilizados a seguir com o manifesto por todos os cantos da cidade e no máximo dos equipamentos públicos. O nosso objetivo é que a greve acabe.
Por isso, estamos engrossando nossas passeatas, buscando abertura de diálogo com a Prefeitura”, argumentou Chagas.

Por enquanto, não há previsão de encerramento da paralisação geral. Marinho chamou o sindicato para negociação apenas no dia 28, o que irritou ainda mais os servidores públicos. “Não tivemos qualquer manifesto por parte da administração, o que é uma pena, pois a população acaba sendo afetada com nossa paralisação. Contudo, vamos seguir por tempo indeterminado até garantir a valorização justa aos servidores”, reclamou o dirigente sindical.

Ontem, novamente foi protocolado ofício junto ao gabinete do prefeito solicitando reunião e comunicando a greve. Nenhuma resposta foi dada ao Sindserv. Para hoje está prevista assembleia para decidir se os funcionários continuam com braços cruzados na semana que vem. Também a partir de hoje haverá mobilizações noturnas. “Muitos trabalhadores que fazem jornadas noturnas ainda não tiveram a oportunidade de ter nossas justificativas”, comentou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;