Setecidades Titulo Santo André
Longa espera por agendamento com especialistas gera reclamação

Assunto foi destacado em reinauguração de unidade de Saúde ontem

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
01/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A demora para agendar consultas com médicos especialistas é uma das principais reclamações de usuários do sistema de Saúde de Santo André. Para a área de cardiologia, por exemplo, uma das mais demandadas pela população, é preciso aguardar até quatro meses pela primeira visita ou até seis para retorno com o profissional.

O assunto foi alvo de críticas por parte de moradores da Vila Vitória, onde fica o Centro de Especialidades 3, que foi reinaugurado na tarde de ontem após quase três meses em obras para reforma e ampliação, a custo de R$ 677,1 mil. O espaço realiza, em média, 3.000 atendimentos nas 12 especialidades oferecidas mensalmente. A unidade abre as portas na segunda-feira.

O aposentado Benedito da Cruz, 78 anos, destaca que teve de esperar seis meses para retorno com o cardiologista, com quem faz tratamento. Além do longo período sem acompanhamento, a principal dificuldade, segundo ele, é quando a receita para retirada de medicamentos vence e não pode ser usada novamente.

A metalúrgica aposentada Lázara Maria Lima da Silva, 61, conhecida como Leninha, aproveitou a deixa do prefeito Carlos Grana (PT), que a convidou para subir ao palco, para cobrar. “É ótimo essa reforma, agora precisa ver se vai ter médico”, pontuou. A moradora da Vila Helena aproveitou para destacar ainda falta de fitas reagentes para diabetes na unidade de Saúde da Vila Helena na semana passada e espera de três dias pelo material. Em resposta, o prefeito esclareceu que o problema é pontual e decorrente de processo de disputa entre empresas farmacêuticas por preço. “Já estamos trabalhando para normalizar isso”, prometeu.

O secretário de Saúde Homero Nepomuceno Duarte reconheceu o cenário de longa espera para agendamento das consultas com especialistas. Segundo ele, o problema é “o grande gargalo do SUS (Sistema Único de Saúde)” e, por isso, uma das expectativas é o lançamento do Programa Mais Especialidades, do governo federal, até o fim do ano.

A diretora do Departamento de Atenção Especializada de Santo André, Margareth Tangerino, ressalta que os agendamentos são feitos por central de regulação de acordo com o grau de urgência dos casos. “Hoje não tem nenhuma especialidade que a gente não ofereça no município. Se não tenho aqui, encaminho para os dois outros centros de especialidades. O paciente tem acompanhamento, seja a cada quatro, cinco ou seis meses.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;