Economia Titulo
Yukos anuncia redução de sua produção de petróleo
Por Do Diário OnLine
23/08/2004 | 10:44
Compartilhar notícia


A gigante do petróleo russo Yukos, que passa por dificuldades financeiras, anunciou nesta segunda-feira uma redução de sua previsão de extração de petróleo para este ano. A estimativa passou de 90 milhões de toneladas para 86 milhões de toneladas, segundo um comunicado.

A causa da redução da estimativa se deve ao bloqueio das contas da petrolífera, que tem uma dívida fiscal com o governo da Rússia.

A Justiça da Rússia embargou os ativos da Yukos e planeja vender sua maior empresa extratora, a Yuganskneftegaz, para saldar a dívida de US$ 3,4 bilhões da companhia petrolífera a título de impostos supostamente devidos pelo ano 2000. Além disso, há uma ação semelhante relacionada ao ano de 2001 e ameaças de outras referentes a 2002 e 2003.

A maior petrolífera privada da Rússia, que extrai 1,7 milhões de barris ao dia (20% do total russo) e é responsável por 2% do fornecimento mundial, planejava neste ano extrair 90 milhões de toneladas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;