Esportes Titulo
Mais de 300 empresários ilegais atuam no futebol brasileiro
Por Das Agências
06/12/2000 | 00:20
Compartilhar notícia


Mais de 300 representantes brasileiros de jogadores de futebol nao têm a autorizaçao da Federaçao Internacional de Futebol Associado (Fifa) e pelo menos 78 negociaram contratos ilegalmente ou falsificaram passaportes de jogadores menores de idade, segundo a Associaçao Brasileira de Agentes de Futebol (Abaf).

Nesta lista estao o ex-jogador Renato Gaúcho, o ex-diretor do Fluminense Valquir Pimentel e o ex-técnico da seleçao brasileira de basquete Edvar Simoes, informaram membros da Abaf nesta terça-feira.

O documento foi enviado à Confederaçao Brasileira de Futebol (CBF) e à Comissao Parlamentar (CPI) que investiga as supostas irregularidades no futebol brasileiro e o contrato entre a Nike e a Seleçao.

De acordo com a Abaf, em cerca de 80% dos contratos dos jogadores brasileiros na exterior têm a participaçao de agentes nao autorizados pela Fifa.

A Abaf nao conhece os nomes completos desses agentes, que utilizam apelidos ou identidades falsas.

O presidente da CPI, o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), apresentou nesta terça-feira aos parlamentares o passaporte português falso utilizado pelo jogador brasileiro Francisco José de Oliveira quando jogou no Mallorca, da Espanha.

Segundo dados, o jogador recebeu o documento de um representante do clube paulista Uniao Sao Joao, cujo presidente deve prestar um depoimento na CPI.

Recentemente, dois deputados brasileiros foram à Itália e Portugal para investigar os documentos de identidade falsos utilizados por jogadores brasileiros nestes países. Entre os implicados há grandes figuras como o goleiro da seleçao Dida, que segundo um tribunal italiano utilizou um passaporte português falso quando chegou ao AC Milan.

Esta CPI que deseja verificar se o contrato com o Nike acaba com a independência do futebol brasileiro, e outras irregularidades na gestao do esporte nacional, já interrogou o técnico Mário Jorge Lobo Zagallo, o ex-presidente da Fifa Joao Havelange, médicos da seleçao e jogadores como Edmundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;