Economia Titulo
Exportação de produtos pelos Correios bate recorde em maio
Por Da Agência Brasil
10/07/2010 | 07:11
Compartilhar notícia


As exportações de produtos pelos Correios registraram recorde histórico em maio. Dados divulgados ontem pelo Ministério das Comunicações mostram que foram vendidos e remetidos ao Exterior U$ 23,7 milhões em produtos, a melhor marca já obtida para o mês de maio na série histórica das exportações via postal.

Esse resultado representa um aumento de 30% nas vendas externas em relação a maio do ano passado, quando o montante registrado foi de U$ 18,1 milhões.

De acordo com a Subsecretaria de Serviços Postais do Ministério das Comunicações, assim como ocorreu em abril, o aumento nas exportações pelos Correios é resultado da recuperação econômica depois da crise mundial de 2008.

Entre os principais produtos exportados por empresas brasileiras pela rede de Correios, destacam-se equipamentos para gravação de som, acessórios de veículos, objetos de borracha vulcanizada e pequenas ferramentas.

Os principais destinos foram os Estados Unidos (22,85% das remessas), a Argentina, que voltou a ocupar a segunda posição (8,02%), e o México (7,48%).

O ministério informou que a expansão das exportações brasileiras por via postal se fortaleceu após a adoção do sistema simplificado para remeter produtos ao exterior, o Exporta Fácil, que foi implantado em 1999 e passou a beneficiar as micro e pequenas empresas com a redução do despacho aduaneiro a apenas um formulário.

Assim, houve também diminuição dos custos de embarque. Desde então, as exportações via postal somam U$ 1,2 bilhão.

O Exporta Fácil foi criado sob a coordenação do Ministério das Comunicações e é operado pelos Correios. Conta hoje com uma rede de 8.000 agências habilitadas, espalhadas pelo Brasil, e oferece a possibilidade de o pequeno exportador alcançar mais de 200 países. Em seu site (www.esportafacil.com.br) é possível obter informações sobre preços, prazos de entrega, seguros, embalagens e lista de produtos de exportação proibida ou restrita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;