Setecidades Titulo Mobilidade
Alunos enfrentam fila para passe livre

De acordo com secretário Paulinho Serra, dos 1.500 cadastros, 700 foram feitos ontem

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
31/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Estudantes e pais de alunos de Santo André enfrentaram fila durante todo o dia de ontem para efetuar cadastro do passe livre escolar na Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André). O tempo de espera chegou a cinco horas no fim da tarde, quando munícipes foram surpreendidos pela chuva. A gratuidade no transporte público da cidade passa a valer a partir de segunda-feira.

A gerente de organização escolar Antônia Maria Moreira, 56 anos, ficou pouco mais de cinco horas na fila ao lado da filha Ana Clara, 14. “A gente ficou sabendo da gratuidade em cima da hora e, como as aulas voltam na semana que vem, temos de enfrentar”, explica a moradora do Condomínio Maracanã.

Para a recepcionista e estudante de Psicologia Luana da Silva, 23, o passe livre é oportunidade de investir no futuro. A aluna da Uninove da Barra Funda, na Capital, pretende guardar os R$ 140 que gastava por mês com o transporte de sua casa, na Vila Luzita, até a instituição de ensino.

Apesar de ser a última da fila, a auxiliar de produção Gisele Procópio, 36, estava otimista com a ideia de que economizará R$ 70 por mês com o deslocamento da filha, Letícia, 15, do Jardim Cristiane, onde moram, até o bairro Paraíso, onde a jovem estuda. “Vi na internet e só acreditei que era verdade quando liguei aqui na Aesa”, lembra.

O secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, esteve na Aesa e constatou que 1.500 alunos já haviam sido cadastrados, sendo 700 apenas ontem. “O pessoal deixa tudo para a última hora. O que a gente avalia é que, a partir de segunda-feira, se o movimento continuar, vamos abrir mais postos na própria Aesa e até descentralizar, como foi com o Bilhete Único (era possível cadastrar no Paço)”, destaca.

Paulinho ressalta ainda o conforto proporcionado ao estudante com esse novo modelo de cadastro, que precisa ser atualizado anualmente ou semestralmente, dependendo do tipo de curso. No modelo anterior, era necessário ir mensalmente comprovar que ainda estava matriculado. (colaborou Fábio Munhoz) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;