Esportes Titulo
Fluminense ganha de virada e segue vivo na Libertadores
24/03/2011 | 00:08
Compartilhar notícia


As esperanças se renovam nas Laranjeiras. O Fluminense obteve na noite desta quarta-feira a sua primeira vitória na Libertadores, com uma virada dramática e heroica sobre o América, por 3 a 2, no Engenhão. Foi um resultado conquistado nos dez minutos finais, com gols de Deco e Araújo, que deixaram o banco de reservas para salvar o clube carioca.

A classificação para a segunda fase da Libertadores ainda está longe de ser fato consumado. Ao contrário, segue difícil, mas há luz no fim do túnel. Com cinco pontos, o Fluminense é o terceiro colocado no Grupo 3, apenas um ponto atrás do mexicano América e a dois do líder Argentino Juniors. Cabe agora ao time carioca derrotar o Nacional, no Uruguai, e o time argentino, também na casa do adversário, para chegar às oitavas de final.

"Não merecíamos perder. Levamos azar nos dois gols, mas conseguimos achar um gol no fim", comemorou o meia Deco, o grande herói da virada do Fluminense. "Temos que agradecer ao Enderson (Enderson Moreira, técnico interino) e ao Deco, que só nós sabemos o que ele está passando. Coisas boas virão", profetizou o atacante Fred, elogiando o comportamento da torcida no Engenhão, que nunca vaiou a equipe.

Talvez apaziguados com a definição de que Enderson Moreira será o técnico interino até a chegada de Abel Braga, prevista para acontecer no final de maio, os jogadores do Fluminense entraram em campo com um brio não visto na derrota para o Boavista, no último sábado, pelo Campeonato Carioca.

Uma falha defensiva de Digão, porém, permitiria o gol do América. Aos 14 minutos, ele deixou que um chutão da defesa mexicana se transformasse em lançamento para Sánchez. Na disputa de bola, o goleiro Ricardo Berna saiu do gol e trombou com seu defensor, deixando a bola escapar na queda. Sánchez, então, rolou para o gol vazio.

O Fluminense não permitiu que a desvantagem no placar se traduzisse em desespero. Seis minutos depois, Conca cruzou na área e Gum aproveitou a falha de Navarrete para empatar de cabeça. Apesar disso, o time carioca continuava com dificuldades na criação, com Conca bem marcado e Souza apagado. Logo no início do segundo tempo, Mariano se machucou e Enderson Moreira decidiu promover o retorno de Deco, afastado dos gramados havia dois meses.

O que já era tenso ficou dramático aos 26 minutos. Sánchez foi a linha de fundo e fez cruzamento sobre Ricardo Berna. Digão, sozinho no lance, se enrolou com a bola e colocou para as próprias redes: 2 a 1. Poderia ser um baque irrecuperável, mas os jogadores do Fluminense encontraram serenidade e garra das profundezas para buscar a virada.

Aos 34 minutos, Deco aproveitou falha da defesa adversária e cruzou para Araújo, que entrara no lugar de Júlio César, cabecear no canto e empatar. Quando o fim do jogo se aproximava, a sorte que andava tão ingrata com a equipe das Laranjeiras virou de lado. Um chutão despretensioso encontrou a cabeça de Fred. A zaga, então, desviou e Deco chegou antes do adversário para encobrir Navarrete com um leve toque, aos 42, definindo a importante vitória do Fluminense.

FICHA TÉCNICA:

Fluminense 3 x 2 América

Fluminense - Ricardo Berna; Mariano (Deco), Gum, Digão e Júlio César (Araújo); Valencia, Diguinho, Souza e Conca; Emerson (Rafael Moura) e Fred. Técnico - Enderson Moreira (interino).

América - Navarrete; Layun, Cervantes, Valenzuela e Rojas; Pardo, Rosinei (Marquez), Olivera (Reyna) e Montenegro; Vuoso (Esqueda) e Sánchez. Técnico - Carlos Reinoso.

Gols - Sánchez, aos 14, e Gum, aos 20 minutos do primeiro tempo; Digão (contra), aos 26, Araújo, aos 34, e Deco, aos 42 minutos do segundo tempo.

Árbitro - Antonio Arias (PAR).

Cartão amarelo - Gum, Fred, Olivera, Rojas e Pardo.

Renda e público - Não disponíveis.

Local - Estádio Engenhão, no Rio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;