Política Titulo
Internet livre amplia governo virtual
Por Fábio Zambeli
Da APJ
12/07/2009 | 07:08
Compartilhar notícia


O governo do Estado resolveu liberar o acesso à internet em todas as suas repartições e adotou uma política pioneira de disseminação de conhecimento, troca de informações e prestação de serviço aos cidadãos e aos 600 mil servidores.

O conjunto de medidas contempla ainda o incremento do uso das chamadas redes sociais (tais como Twitter, Orkut, Facebook, YouTube) como instrumento de interação entre o cidadão e as ações oficiais. Resolução da Secretaria de Gestão Pública, publicada no dia 27 de junho do Diário Oficial, estabelece que os órgãos e entidades da administração estadual deverão promover a revisão dos seus critérios e regras de acessibilidade à rede mundial de computadores.

A ideia é otimizar ainda o compartilhamento de conteúdo multimídia por meio de blogs (diários virtuais), wikis, podcasts e serviços on-line de edição e hospedagem de informações. Antes da entrada em vigor desta resolução, cada órgão definia os critérios de acessibilidade para o uso destas ferramentas sociais.

"Hoje, você tem diretrizes e políticas para gestão do conhecimento e inovação. Isso é fundamental em uma organização tão grande como o Estado, que tem quase 600 mil servidores, dos quais 50% têm nível universitário e mais da metade tem, inclusive, pós-graduação. Uma mão-de-obra altamente capacitada no governo. É preciso extrair este conhecimento que estas pessoas têm para melhoria da gestão pública e da relação com a sociedade", afirma Roberto Meize Agune, que coordena o Gati (Grupo de Apoio Técnico à Inovação) do governo estadual.

Para Agune, as novas ferramentas virtuais aprimoram o relacionamento do governo com a sociedade. "O conhecimento está centrado nas pessoas. Então, estamos usando estas ferramentas sociais, que é o wiki, o blog, o podcast, o Twitter na troca de experiências, informações entre seus diversos servidores. Levando à inovação. Ao usar estas ferramentas, certamente o governo atinge outro nível de relação com a sociedade."

A divulgação pela rede mundial dos programas do Estado e das medidas adotadas nos mais diversos segmentos de interesse público tem um incentivador: o governador José Serra (PSDB), que aderiu à onda dos microblogs e abriu uma conta no Twitter, o mais popular deles.

"O governador está dando um exemplo claro disso, quando ele utiliza o Twitter, quando coloca os vídeos e seus depoimentos e discursos no Youtube. Ou seja, o governador está mostrando para todos nós que está usando os mesmos canais que a sociedade está utilizando para se comunicar. E aí para relatar o que o governo tem feito, as suas posições sobre os mais diversos assuntos na área da administração pública", afirma Agune.

Segurança - Com a ampliação do acesso às ferramentas da chamada web 2.0 nos órgãos públicos, a segurança da rede do governo paulista foi reforçada. A Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), responsável pelo desenvolvimento de soluções de governo eletrônico no Estado, mantém o Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança da Prodesp, que trabalha para impedir as tentativas de ataques à rede.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;