Setecidades Titulo Previsão
Meteorologia prevê mais temporais nos próximos dias

Último dia do ano deve ser de tempo aberto, com chuva
rápida no fim da tarde; as rajadas de vento podem voltar

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
30/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


As altas temperaturas registradas com o início do verão, que começou no dia 20, e a aproximação de frente fria na região Sudeste vinda do oceano propiciam a formação de tempestades, como a que ocorreu na madrugada de ontem no Grande ABC. A previsão da meteorologia para os próximos dias é de continuidade do calor e das chuvas fortes, com possibilidade de rajadas de vento com velocidade variando entre 50 km/h e 70 km/h.

Conforme explica o meteorologista do Climatempo Marcelo Pinheiro, temporais como o registrado ontem são resultado do choque causado pelo calor excessivo com a proximidade de frente fria, que deixa a atmosfera instável. “Esse encontro propicia a formação de nuvens carregadas, acompanhadas por trovoadas, raios e fortes rajadas de vento. É importante ressaltar que não foi um tornado que passou por São Paulo”, destaca.

Informações da rede de detecção de raios da Earth Networks registraram total de 2.134 raios somente na Capital. O fenômeno acontece em nuvens do tipo Cumulonimbus, que possuem grande desenvolvimento vertical, ou seja, são muito volumosas e devido o atrito do gelo que as compõem, acabam por gerar as descargas elétricas.

A frente fria que se instalou sobre o Estado só deve se afastar a partir de quinta-feira, primeiro dia do ano. Até lá, a população deve estar preparada para temperatura abafada com temporais no fim do dia e à noite.

Para hoje, a previsão é de temperaturas variando entre 20ºC e 32ºC. Amanhã, os termômetros devem marcar mínima de 23ºC e máxima de 32ºC, com chuvas de intensidade moderada a forte. Já o último dia do ano será de tempo aberto, com chuva rápida e isolada no fim do dia. Neste dia, a meteorologia espera temperaturas variando entre 24ºC e 32ºC. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;