Setecidades Titulo Estradas
Operação Descida entra em vigor amanhã
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
25/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O motorista que não quer enfrentar trânsito lento para viajar ao Litoral neste Ano-Novo deve pegar a estrada antes de amanhã, quando a Ecovias, concessionária que administra o SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) espera fluxo intenso no acesso ao Litoral. A partir das 8h, será implantada a Operação Descida, na qual sete faixas funcionam na direção da Baixada Santista e três no sentido São Paulo. São esperados 113 mil veículos apenas neste dia. Ontem, o fluxo nas rodovias era tranquilo.

Na Operação Descida, a pista Norte da Anchieta, que normalmente opera rumo a São Paulo, é invertida e usada para descida.

Já no sábado, a expectativa é que o movimento aumente a partir das 8h. A Operação Descida estará implantada das 8h às 18h.

Já no domingo, a expectativa é de fluxo intenso nos dois sentidos. Por isso, a concessionária deve operar durante o dia, das 10h às 17h, com as duas pistas da Anchieta na direção do Litoral e as duas pistas da Imigrantes funcionando rumo à Capital (4×6). A partir das 17h, a movimentação deve se intensificar na direção de São Paulo e o motorista terá a pista Norte da Anchieta como mais uma opção para subir a serra. Assim, das 18h até a meia-noite, a operação será a Subida (2×8), com as duas pistas da Imigrantes e a pista Norte da Anchieta voltadas para São Paulo e a descida sendo realizada somente pela Anchieta.

A partir de segunda-feira, a concessionária prevê que o fluxo de veículos volte se intensificar no sentido Litoral. Para atender a demanda, o SAI operará até o dia 31 de dezembro, na maior parte do tempo, em Operação Descida. O esquema será implantado na segunda, das 10h às 21h. Na terça-feira, a operação começa às 7h e segue ativa até as 21h de quarta, véspera de Ano-Novo.

A Ecovias estima que o movimento de retorno para a Capital aumente na noite seguinte da virada do ano. A Operação Subida será montada nos dias 1º e 2 de janeiro, das 20h à meia-noite. O esquema especial volta a ser implantado no dia 3, às 20h e finalizado somente à meia-noite do dia 4.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;