Nacional Titulo
Moradores protestam contra cemitério vertical no Rio
Do Diário do Grande ABC
28/05/2000 | 15:45
Compartilhar notícia


Cerca de 500 moradores de Botafogo, na zona sul do Rio, fizeram manifestaçao na manha deste domingo contra a construçao de um cemitério vertical em frente ao tradicional que existe no bairro, o único da zona sul. Eles fecharam a Rua Sao Joao Batista, que dá nome ao cemitério antigo e onde fica o terreno de 5 mil metros quadrados desejado pelos construtores do novo.

Com auxílio de um carro de som, os manifestantes gritaram slogans e recolheram assinaturas para um abaixo-assinado, que será entregue ao prefeito Luiz Paulo Conde (PFL) dentro de dez dias.

"O terreno está penhorado ao município, que já recebeu o projeto, mas a regiao nao comporta um empreendimento deste tipo", explicou a presidente da Câmara Comunitária de Botafogo, Luísa Maranhao. "Aqui já nao é permitido construir mais escolas ou clínicas com internaçao, e nossa sugestao é que o terreno seja aproveitado para uma área de lazer ou um centro de saúde para idosos ou crianças carentes."

Segundo Luísa, o projeto é da Fundaçao Desenvolvimentista e Assistencialista da Zona Oeste (Fundasa), que pretende construir mais quatro cemitérios no Rio: três na zona oeste - dois em Vargem Grande e um na Barra da Tijuca - e outro na Ilha do Governador, na zona norte.

O pedido já foi encaminhado à prefeitura, que empenhou o terreno de Botafogo na 6ª Vara da Fazenda Pública por dívidas da empresa proprietária dele, a Rio-Motor. No início de abril, Luíza pediu uma audiência ao prefeito, mas ainda nao obteve resposta.

A secretária de Municipal de Obras, Angela Fonti, esclareceu que nao existe qualquer projeto na Prefeitura para construçao do cemitério vertical em Botafoto. "O que houve foi uma consulta para saber se seria permitido e a resposta foi positiva", lembra ela. "Só que isso aconteceu há dois anos e a empresa nao mandou nenhum projeto para a Secretaria Municipal de Urbanismo, a quem cabe a aprová-lo."

Por via das dúvidas, os moradores do bairro já se colocaram contra. "Nossa intençao é recolher 5 mil assinaturas e levar numa caminhada até o Palácio da Cidade (sede do governo municipal)", conta Luísa. "Estamos recolhendo assinaturas na rua e também nas escolas públicas e particulares do bairro, cujas direçoes nao concordam com a construçao de mais um cemitério."

Antitabagismo - A passeata contra o fumo, promovida pela Santa Casa de Misericórdia, nao teve tanto sucesso quanto a manifestaçao de Botafogo. Menos de 100 pessoas ganharam camisetas e saíram da Rua Farme de Amoedo, em Ipanema, na zona sul, distribuindo folhetos sobre os males do tabaco e dicas para quem quer deixar de fumar. Eles caminharam até o fim da praia, mas a ressaca atraiu um público muito maior que os manifestantes.

Em Copacabana, uma competiçao de ciclismo levou cerca de mil pessoas ao Posto Seis. Setenta e oito atletas nacionais e estrangeiros participaram da prova e o vencedor foi o brasileiro Adré Guizanten.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;