Política Titulo Manobra
PMDB pretende afastar Cida e empossar terceiro suplente

PMDB pretende afastar Cida e empossar terceiro suplente

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
29/10/2011 | 07:18
Compartilhar notícia


O PMDB de Diadema articula afastar temporariamente a vereadora Cida Ferreira para impulsionar politicamente o terceiro suplente do partido, José Ferreira Céu, o Zezão. O problema é que, caso Cida realmente deixe os trabalhos por 30 dias, quem pode assumir seu posto é Luiz Paulo Salgado, primeiro suplente do partido, mas que trocou o PMDB pelo PR no início do mês.

"Temos o compromisso de dar chance ao Zezão. Foi fiel ao partido e merece ter esse contato maior com seu eleitorado", disse Waldir Salin Lopes, presidente interino do PMDB de Diadema.

Para o dirigente, Zezão tem direito de ficar com a vaga temporária de Cida, uma vez que a cadeira pertence à sigla e não ao candidato. Salin Lopes afirmou que vai esperar parecer jurídico da Câmara para poder efetuar a estratégia. "Queremos essa garantia. Caso contrário, manteremos a Cida."

Na quinta-feira, Salin Lopes e Cida se reuniram brevemente com o secretário de Assuntos Jurídicos da Câmara, Roberto Viola. Pediram ao titular do departamento que agilizasse a emissão de documento favorável à manobra, já que o plano é dar o mandato a Zezão até o dia 15, um mês antes do recesso do fim do ano.

Viola afirmou que a Câmara manterá postura que adotou quando a então vereadora Regina Gonçalves (PV) foi eleita deputada estadual. À época, Regina queria que o segundo suplente do partido, Albino Cardoso Pereira Neto, assumisse seu posto no Legislativo. Mas a Casa, com base na legislação vigente, empossou João Pedro Merenda (PPS), que meses antes saíra do PV alegando perseguição partidária.

O imbróglio foi levado à Justiça comum e o PV conquistou liminar que garantiu mandato a Albino. O verde ficou na Casa durante um mês, até a defesa de Merenda apelar ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e derrubar a liminar obtida pelo PV.

 "Não fazemos nenhum juízo de valor ou olhamos cor partidária em uma hora dessas. Damos posse ao primeiro suplente (neste caso, Salgado). Caso consigam na Justiça o que pretendem fazer (alocar Zezão no Legislativo), a Câmara vai cumprir também, assim como aconteceu com o Merenda", assegurou Viola.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;