Cultura & Lazer Titulo
Renascença segudo Les Folies
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
19/05/2006 | 08:06
Compartilhar notícia


Uma viagem aos estilos musicais do passado. Essa é a proposta do grupo de música Les Folies, que faz apresentação gratuita nesta sexta-feira, às 20h, na Câmara de Cultura Antonino Assumpção (r. Marechal Deodoro, 1.325), em São Bernardo, dentro da programação do projeto Sextas Musicais. No repertório do grupo, canções medievais e renascentistas, executadas com instrumentos pouco convencionais, entre eles o krótalon (percussão composta por um pequeno prato de timbre muito agudo) e a cornamusa (instrumento de sopro com palheta dupla).

Formado em 1996, o Les Folies é composto por José Luiz Ribeiro (cravo e tamborim), Raul Brabo (gaita de fole escocesa, rabeca e flauta doce), Marco Crepaldi (tamborim, krótalon e flauta doce) e Maurílio Silva (flauta doce, flauta transversal e percussão). Os integrantes têm em comum o gosto pelo aprimoramento profissional e a extrema dedicação à música. Formado em Educação Artística e Música pela ECA (Escola de Comunicação e Artes), da USP (Universidade de São Paulo), Ribeiro é regente do Coral das Universidade Anhembi Morumbi, onde realiza produções com fins corporativos e acadêmicos. Brabo é musicoterapeuta e professor do curso de pós-graduação da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), de São Bernardo. Especializou-se em gaita de fole com um curso na Escócia, em 1989 e, há 14 anos, se apresenta em festivais de música, escolas, eventos da comunidade britânica, além de atuar como solista em orquestras. Também se dedica à fabricação de gaitas.

Formado pela Fundação das Artes, em 1992, Crepaldi trabalha com formação musical em oficinas. Silva tem no currículo participações em diversos festivais de música em Campos do Jordão, Curitiba, Salvador e Juiz de Fora.

Para elaborar os arranjos, o Les Folies mistura criatividade com respeito às tradições. “Geralmente, a gente pega a melodia da música e cria em cima, baseado nos estilos de música medieval e no que a gente pesquisa nos livros”, explica o flautista Silva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;