Diarinho Titulo
Por que nascem verrugas na pele?
Por Do Diário do Grande ABC
27/12/2009 | 07:05
Compartilhar notícia


A verruga é causada por um vírus, entre os vários tipos que existem do papiloma vírus humano, conhecido como HPV. Pode passar de uma pessoa para outra. Em geral, surge depois de um corte na pele por onde entra o vírus.

Para impedir que se espalhe, as células de defesa do organismo iniciam processo para aumentar a camada de queratina (substância encontrada também na unha e cabelo). O excesso dessa substância torna o local mais duro e grosso, formando lesão saliente e áspera, que chega a medir de meio a três centímetros. Pode ser redonda ou oval, da mesma cor da pele, mais clara ou mais escura.

Pode surgir em qualquer parte do corpo, sendo mais frequente em mãos, pés e joelhos. É comum na infância, principalmente entre 5 e 12 anos. É lenda o que dizem sobre nascer uma verruga na ponta do dedo de quem aponta para alguém ou para uma estrela no céu.

Por que dá frio ao sair do mar?

A culpa não é do frio, mas do calor que o corpo perde. Em geral, a água do mar e a da piscina têm temperatura mais baixa que a do ambiente. Quando entramos na água, ocorre um fenômeno chamado equilíbrio térmico. O corpo e a água trocam calor até que as duas temperaturas se igualem. Quando atinge esse ponto, paramos de sentir frio. Ao sair da água, o corpo tem de se equilibrar de novo, agora com o ar. Em contato com a pele, o ar se aquece, volta à atmosfera, deixando no lugar temperatura mais baixa.

Por que limão mancha pele?

Na presença do sol, o limão causa forte reação na pele. Primeiro a área fica vermelha, pode formar até bolhas, e depois escurece. A fruta possui uma substância chamada furocumarina, que age ao contrário do protetor solar, absorvendo a radiação, em vez de afastá-la. Essa substância provoca uma reação parecida com queimadura.

A mancha surge um dia depois e demora de três a oito semanas para desaparecer, período em que a área deve ficar protegida. Se cair suco de limão na pele, lave o local imediatamente com água e sabão, e passe bloqueador solar.

Por que a bolacha amolece?

O biscoito fica mole em contato com o ar porque quase não tem água na sua composição; ao contrário, o pão endurece porque tem muita água. Isso é resultado da troca de umidade entre o alimento e o ar. A bolacha, em geral, tem pouquíssima quantidade de água na receita, assim, ao ficar exposta absorve a umidade do ar, perdendo a crocância e amolecendo. Já o pãozinho é composto por farinha de trigo e quase 1/3 de água. Depois de ser assado e em contato com o ar, o pão perde água para o ambiente e endurece.

Quem define o sexo do bebê?

Quem define o sexo do bebê é o pai. Mas isso não depende da vontade do casal. É a natureza quem determina se nasce menino ou menina. Cada célula reprodutora (óvulo da mulher, e espermatozoide do homem) tem 23 cromossomos sexuais. Cada óvulo contém sempre um cromossomo com o código X. Já o espermatozoide fabrica cromossomos X ou Y. O sexo é determinado no momento da união das duas células. O bebê sempre recebe um cromossomo X da mãe; o pai pode mandar o X ou o Y. Se for X, nasce menina; Y, nasce menino.

Ave derruba um avião?

Dependendo do tamanho, uma ave pode derrubar um avião! Ao se chocar com o motor ou a turbina, pode danificar as hélices que sugam o ar. Além disso, partes dos dois podem entrar no motor, fazendo com que a turbina pegue fogo. Se a ave entra em apenas uma das turbinas, a aeronave consegue voar. Esses acidentes não são comuns, porque os aviões voam a altitudes muito maiores do que as alcançadas por pássaros. O risco está na decolagem e aterrissagem.

O que é pré-sal?

A camada pré-sal é formada por rochas, óleo e gás natural, e fica abaixo de gigantesca camada de sal; por isso tem esse nome. Está localizada bem no fundo do oceano, de 5.000 m a 7.000 m abaixo do nível do mar. Esse sal é o mesmo usado na cozinha, mas tem a forma de bloco com 2.000 m de espessura. Essa camada foi formada há mais de 120 milhões de anos. Acredita-se que debaixo dela haja grande quantidade de petróleo e gás natural.

Por que xampu arde o olho?

O xampu e qualquer outra substância química podem provocar irritação quando entram nos olhos. Esses órgãos são muito sensíveis, revestidos por membrana fininha, que protege a bolinha de dentro, formada pela íris e a pupila. Quando o xampu entra em contato com os olhos, essa membrana absorve as substâncias químicas do produto, e fica irritada. Como proteção, fechamos os olhos, que ficam vermelhos, doloridos e coçando.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;