Diarinho Titulo
Vaca dá mais do que carne e leite
Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
29/08/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


Há quem diga que o melhor amigo do homem não é o cão, mas a vaca. Por quê? Há muito tempo o bicho fornece muito mais do que carne e leite. Atualmente, é possível aproveitar quase todo o corpo desse animal como matéria-prima para a fabricação de muitos produtos.

O leite é fundamental para a produção de 400 tipos de queijos, requeijão, iogurtes, manteiga, margarina. Isso sem contar bolos e doces. O couro é usado para fazer sapatos, roupas e até gelatina, que também pode ser feita de osso. Essa, por sua vez, dá maciez ao chiclete, chocolate e gomas comestíveis.

Aproveita-se ainda os ossos, sebo (gordura do animal), mocotó (tirado das patas), chifres e alguns órgãos, totalizando dezenas de itens (confira alguns ao lado).

Os bovinos não fornecem apenas alimentos e matéria-prima para fabricação de produtos. A força do bicho também começou a ser usada para transportar objetos muito pesados há milhares de anos. Foi fundamental para a agricultura, carregando o arado da terra (que a deixa mais adequada para receber as sementes). Mesmo antiga, essa técnica ainda é utilizada em regiões mais pobres.

Nada é prefeito - Nos últimos anos, os bovinos se transformaram em vilões da natureza, na opinião de alguns especialistas. Eles afirmam que a pecuária consome mais espaço e água do que a plantação de grãos, por exemplo. Além disso, quando não é feita corretamente, causa erosão do solo. Outro problema é quando o homem desmata a floresta para transformar a área em pasto.

O pum e o arroto do bicho também causam polêmica. Liberam gás metano, considerado pior do que o gás carbônico para desenvolvimento do efeito estufa. É produzido por bactérias presentes no estômago do animal.

Cientistas afirmam que o consumo de carne permitiu o desenvolvimento do cérebro humano, há milhões de anos. O alimento forneceu mais energia para que o órgão crescesse.

Já pensou se a humanidade fosse herbívora (só comesse vegetais)? Especialistas acreditam que o mundo seria bem diferente, sem nenhuma das tecnologias e construções que conhecemos hoje.

É reverenciada na Índia
A vaca é muito respeitada pelos hindus (quem segue o hinduísmo, religião mais praticada na Índia). É uma forma de agradecê-la por tudo o que oferece ao homem. Os indianos aproveitam até o esterco (cocô), que aduba terra, serve de matéria-prima para fabricação de incenso e é queimado para gerar energia.

Esse animal é chamado pelos hindus de segunda mãe; representa a criação da vida. É comum ver mimosas andando livremente pelas ruas da Índia. Os hindus não a incomodam nem comem a carne.

Há milhares de anos, os egípcios reverenciavam o Touro Ápis. Os considerados sagrados eram mumificados e enterrados após a morte, da mesma forma que os faraós.

Ancestral era muito bravo
A relação do homem com bovinos tem milhares de anos. Pinturas pré-históricas presentes em cavernas mostram a figura do auroque, ancestral do boi doméstico. Ao contrário das vacas dóceis, o bicho era muito selvagem; dava um trabalhão para ser caçado. Tinha 2 m de altura e chifres com cerca de 1,40 m. Foi extinto no século 15.

Há 10 mil anos, o homem começou a domesticá-los. Os menos agressivos eram mantidos vivos. Aos poucos, esses bichos tiveram filhotes mais tranquilos. Desde aquela época, as pessoas aproveitavam não apenas a carne, mas o leite, o couro e os ossos para fazer ferramentas. Hoje tenta-se recriar a espécie a partir da mistura de três raças.

Rende muitos produtos
COURO
- Sapato, cinto, casaco, luva, calça, colete, tapete, sofá, cadeira, estofamento de veículos, bola, gelatina. Há dois tipos de gelatina, a em pó utilizada como sobremesa e outra usada como ingrediente para fazer cosméticos, fita adesiva, fósforo, medicamentos em cápsulas, adoçante, vinho e chiclete.

SEBO - Ingrediente para fazer sabonete, xampu, entre outros cosméticos, sabão, detergente, ração, lápis e tintas.

OSSOS - Artesanato, peças de cerâmica, cabos de talheres, velas, adubo, botão, pente e também gelatina.

CHIFRES E CASCOS - Bijuteria, berrante e adubo.

INTESTINO - Uma das substâncias é usada em anti-inflamatórios.

MOCOTÓ - Graxa para sapato.

Muita grana
Os bovinos têm grande importância para a economia brasileira. Rendem anualmente bilhões de dólares com a venda de carne. Calcula-se que existam 200 milhões de cabeças de gado no País (cuja população é de 191 milhões). No mundo, chega a cerca de 1,4 bilhão. O Brasil é o maior exportador de carne e tem o maior rebanho comercial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;